Realização de estudantes do ensino superior na exploração de um jogo aleatório

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José António Fernandes
Gabriela Gonçalves
Paula Maria Barros

Resumo

Neste artigo estuda-se a realização de estudantes do ensino superior politécnico na exploração de um jogo aleatório, tendo em conta os seguintes objetivos: 1) avaliar o desempenho dos estudantes na exploração do jogo; e 2) identificar dificuldades dos estudantes na exploração do jogo. Participaram no estudo 49 estudantes que se encontravam a frequentar o 2º ou o 3º ano de um curso de engenharia de uma instituição de ensino superior do norte de Portugal. Os dados resultaram das resoluções dos estudantes a várias tarefas sobre jogos aleatórios de um breve questionário, sendo aqui estudada apenas uma dessas tarefas. Dos resultados obtidos, salienta-se uma realização não satisfatória dos estudantes na exploração do jogo, o que se manifestou em várias dificuldades dos estudantes, designadamente, ao não explicarem a origem dos valores que apresentaram, ao determinarem probabilidades incorretas e ao cometerem outros erros, como sejam erros de cálculo e de interpretação daquilo que era pedido. Assim, face aos resultados insatisfatórios do estudo, torna-se importante aprofundar a formação dos estudantes acerca da definição, interpretação e aplicação da noção de jogo aleatório. Para tal, a exploração de jogos aleatórios na sala de aula pode contribuir para a melhoria da realização dos estudantes, já que eles raramente são aí explorados.

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Como Citar
Fernandes, J. A., Gonçalves, G., & Barros, P. M. (2024). Realização de estudantes do ensino superior na exploração de um jogo aleatório. EduSer, 16(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v16i2.283
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Artigos

Referências

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