Desafios da educação de/com qualidade na formação docente: ensino remoto na perspetiva dos estudantes

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Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura

Resumo

A discussão sobre a qualidade na e da educação tem sido objeto de intensos debates ao longo das últimas décadas no campo da formação de professores, refletindo diferentes perspetivas e interesses, especialmente diante das novas demandas do mundo contemporâneo. Durante o período pandémico, observou-se uma retomada evidente desse debate, no qual a perspetiva da qualidade “social” emergiu como uma possibilidade efetiva para a formação dos sujeitos, articulada ao atendimento de suas necessidades concretas. A partir das experiências e perceções de estudantes de cursos de licenciatura de uma universidade pública brasileira, diante dos desafios enfrentados no contexto do ensino remoto emergencial, buscamos explorar as múltiplas dimensões da qualidade social da educação. Para a produção dos dados, utilizamos uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. O processo de análise foi conduzido por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da investigação evidenciam a complexidade do fenómeno da qualidade na educação, revelando aspetos centrais da construção do ideário de qualidade (social) sob a ótica dos licenciandos. Os desafios para a efetivação de uma formação com qualidade se manifestam em diferentes ordens: tecnológica, pessoal e de saúde, relacionadas às atividades de ensino, bem como de ordem material, vinculadas a dimensões emergentes — políticas, sociais, institucionais e culturais. A análise dos dados aponta, ainda, para uma conceção de qualidade que transcende a dimensão técnica e conteudista, integrando princípios de justiça social, participação e compromisso ético com a sociedade.

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Como Citar
Silveira Diogo de Ávila Fontoura, J. (2025). Desafios da educação de/com qualidade na formação docente: ensino remoto na perspetiva dos estudantes. EduSer, 17(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i1.287
Secção
Artigos
Biografia Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Porto Alegre/RS; Brasil.

Professor do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/UFRGS); Licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS); Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Desenvolve pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior, Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional.

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