Ambientes 3D no processo de ensino e aprendizagem

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João José Fernandes Bento
Vítor Barrigão Gonçalves

Resumo

O presente artigo discute a mediação das novas tecnologias, nomeadamente dos ambientes virtuais tridimensionais (3D), no desenvolvimento e exploração de conteúdos educativos. Nesse sentido foi desenvolvida uma aplicação tridimensional que permitiu fazer o estudo da amigabilidade, usabilidade, acessibilidade e funcionalidade deste ambiente 3D no contexto de um processo de ensino e aprendizagem. O processo iterativo e incremental de desenvolvimento do ambiente 3D e respectivos objectos de aprendizagem foi orientado pelo Modelo em Espiral e recorreu a vários softwares de modelação 3D. A utilização e avaliação do protótipo final e correspondente metodologia de investigação baseou-se no estudo de caso. As conclusões retiradas deste estudo revelaram que a utilização destes ambientes virtuais 3D e respectivos objectos de aprendizagem em contextos educativos proporcionam novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem. 


Palavras chave: Ambientes virtuais 3D, protótipos, usabilidade

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Como Citar
Bento, J. J. F., & Gonçalves, V. B. (2016). Ambientes 3D no processo de ensino e aprendizagem. EduSer, 3(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.30
Secção
Artigos