Exploração de Ferramentas Web 2.0 na Formação Inicial de Professores

Conteúdo do artigo principal

maria Raquel Patricio
Vitor Barrigão Gonçalves

Resumo

Nos últimos anos temos assistido a profundas transformações na sociedade, provocadas pelos rápidos avanços ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em geral, e pela evolução da Internet, em particular. Estas transformações promovem uma nova visão do conhecimento e da aprendizagem constituindo, por si só, um desafio para a Educação. A Web 2.0 apresenta-se como uma nova forma de comunicar, publicar e partilhar informação na Web, assente em tecnologias e ferramentas mais interactivas e fáceis de usar, que podem ser usadas com fins pedagógicos. Neste artigo apresenta-se uma experiência pedagógica de exploração de diversas ferramentas Web 2.0 como meio de produção individual e colectiva do conhecimento, suportando o processo de aprendizagem, de uma turma de 1º ano da formação inicial de professores. Os resultados obtidos comprovam o potencial educativo destas ferramentas e o importante papel que podem ter na actividade do futuro professor.


Palavras-chave: Web 2.0; formação inicial de professores; e-Learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Patricio, maria R., & Gonçalves, V. B. (2016). Exploração de Ferramentas Web 2.0 na Formação Inicial de Professores. EduSer, 1(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.4
Secção
Artigos