A literaturização da escola e a formação dos professores mediadores de leitura: um olhar sobre as tramas que envolvem a tessitura da literatura para a infância
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
Alves, I., & Modesto, E. A. (2022). A literaturização da escola a partir de uma experiência com Machado de Assis no Ensino Básico. Revista Linha D´Água, v. 35, 81-95.
Alves, I. (2019). Experiências de leitura com jovens privados de liberdade: A suspensão da condição de prisioneiros e a (re)construção de si. Editora CRV.
Brasil. (2018, dezembro). Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EM). http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20mai_site.pdf
Candido, A. (2011). Vários escritos. Ouro Sobre Azul.
Cardoso, M. A., & Passos, G. L. (2016). Reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a formação docente. http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/reflexoes-sobre-a-educacao-de-jovens-e-adultos-e-a-formacao-docente
Carvalho, J. (2019). Encontro de saberes e descolonização: Para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras (2ª ed.). Autêntica.
Cosson, R. (2017). Letramento literário: Teoria e prática (2.ª ed.). Contexto.
Costa, M. M. (2007). Metodologia do ensino da literatura infantil. IBPEX.
Dalvi, M. A. (2019). Contextos, tensões e práticas em educação literária. In M. A. Dalvi, F. V. Burlamaque, R. De F. Ponce, & T. B. Plaster (Orgs.), Literatura e educação: Contextos, tensões e práticas. Brasil Multicultural. https://literaturaeeducacao.ufes.br/sites/grupoliteraturaeeducacao.ufes.br/files/field/anexo/ebook_-_literatura_e_educacao_-_contextos_tensoes_e_praticas_0.pdf
Franchetti, P. (2021). Sobre o ensino de Literatura. Editora Unesp.
Freire, P. (1997). Educação como prática da liberdade (7.ª ed.). Paz e Terra.
Herzer, A., & Alves, I. (2020). O ato de ler e a pandemia: a leitura e os estudantes de letras em tempo de crise. Revista Entrelinhas, 14 (01). https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23777/60749130
Lajolo, M., & Zilberman, R. (1985). Literatura infantil brasileira: História e histórias (2.ª ed.). Editora Ática, S.A.
Lajolo, M. (2018). Literatura ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp.
Larrosa, J. (2016). Tremores. Escritos sobre a experiência. Autêntica.
Machado, A. M. (2001). Texturas. Nova Fronteira.
Machado, A. M. (1982). Bisa Bia, Bisa Bel. Salamandra.
Moreno, P. (2020). Minha vó tecia o mundo. Physalis.
Pestili, E. (2017). A menina que bordava bilhetes. Cortez.
Reyes, Y. (2016). Mediadores de leitura. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura
Vagula, V. K. B., Balzan, S. F. S., & Quadros, M. C. (2016). Formando leitores: Reflexões sobre as práticas de leitura e a mediação do professor no Ensino Fundamental. Cadernos de Pesquisa em Educação, 44, p. 2 -22.
Zilberman, R. (2014). Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Objetiva.