A literaturização da escola e a formação dos professores mediadores de leitura: um olhar sobre as tramas que envolvem a tessitura da literatura para a infância

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Izandra Alves
Karina Feltes Alves
Viviane Diehl
Luana Paula Maldaner

Resumo

A proposta de literaturizar a escola pelo viés da literatura para a infância é tema deste artigo. Discutimos a necessidade de que os cursos de formação inicial para docentes se voltem para o trabalho com os textos literários para a infância como estratégia para adentrar nas subjetividades entrelaçadas pela memória e pelos afetos dos futuros professores. Para tanto, nossa tessitura transpassa o fio da humanização de Antonio Candido ao defender o direito à literatura como bem incompressível, principalmente, no espaço escolar. Valemo-nos das teorias da área da leitura para reforçar nossa postura em defesa da necessidade de que a literatura ocupe as salas de aula e as bibliotecas, assim como os corredores, os bares e as cafeterias. Assim, duas ações de mediação de leitura a partir de textos para a infância são descritas para reforçar que a literaturização da escola perpassa pela formação de professores que estejam atentos aos distintos contextos socioculturais. Como resultados, destacamos os produtos desenvolvidos a partir das ações. Essas expressões demonstram como os textos tocaram cada um em sua individualidade e desencadearam memórias e afetos que vão ao encontro do projeto humanizador da literatura a partir da literaturização da escola.

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Como Citar
Alves, I., Feltes Alves, K. ., Diehl, V., & Maldaner, L. P. . (2024). A literaturização da escola e a formação dos professores mediadores de leitura:: um olhar sobre as tramas que envolvem a tessitura da literatura para a infância. EduSer, 16(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v16i2.300
Secção
Artigos
Biografias Autor

Izandra Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Feliz, Feliz - RS, Brasil

Professora Doutora em Letras do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês e do Ensino Médio Técnico do IFRS, campus Feliz.

Karina Feltes Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Feliz, Feliz, Brasil

Graduada em Letras Português/Inglês (UNISINOS); Especialista em Ensino e Aprendizagem de língua estrangeira: inglês (UCS); Mestra em Educação (UCS); Doutoranda em Educação (UCS). Participa do grupo de Pesquisa Observatório de Leitura e Literatura (OLLI), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Caxias do Sul/RS, e do grupo de pesquisa Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes (CELinA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Feliz/RS. Professora no IFRS, campus Feliz/RS. Tem apoio da CAPES e do IFRS

Viviane Diehl, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz, Feliz, Brasil

Doutora, educadorartista em Artes/Cerâmica nos cursos do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

Luana Paula Maldaner, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Feliz, Feliz, Brasil

Graduada em Letras - Português e Inglês pelo IFRS - Campus Feliz. Graduanda em Segunda Licenciatura em Letras - Espanhol pela UNIASSELVI e em Marketing: Influências e Mídias Digitais pela PUCRS. Participa do grupo Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes - CELinA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Feliz).

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