Raciocínio matemático e as oportunidades de aprendizagem profissional do professor que ensina matemática: as ações do formador

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Giane Fernanda Schneider Gross
André Luis Trevisan
Eliane Maria de Oliveira Araman

Resumo

Com o objetivo de compreender como as ações do formador contribuem para gerar Oportunidades de Aprendizagem Profissional (OAP) no que diz respeito ao Raciocínio Matemático (RM), analisaram-se os dois primeiros encontros de um processo formativo para professores que ensinam Matemática na Educação Básica. A partir de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo foram realizadas as análises dos excertos das transcrições dos áudios e vídeos dos encontros. Como resultado foram apresentadas as ações do formador e as OAP envolvendo a elaboração de tarefas matemáticas e os processos do RM (conjecturar e generalizar).

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Como Citar
Gross, G. F. S., Trevisan, A. L., & Araman, E. M. de O. (2024). Raciocínio matemático e as oportunidades de aprendizagem profissional do professor que ensina matemática: as ações do formador. EduSer, 16(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v16i2.322
Secção
Artigos
Biografias Autor

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Brasil

Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atuou como professor de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina, e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - câmpus Londrina/Cornélio Procópio. Áreas de interesse: Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior, Avaliação da Aprendizagem, Tarefas matemáticas, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Em Ciencias Habilitação Em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). É docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019). É líder do grupo de pesquisa Perspectivas em ensino e aprendizagem em Matemática. Realiza suas pesquisas em História da Matemática na Educação Matemática, em Raciocínio Matemático e seus processos e em Formação de Professores.

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