Articulação entre poesia e matemática na promoção de competências literárias e linguísticas em crianças de 5 anos

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Raquel Pereira
Pedro Palhares
Fernando Azevedo

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar alguns contributos da articulação entre a poesia e a matemática para a promoção de competências literárias e linguísticas com crianças de 5 anos. Para isso, analisam-se dois percursos de aprendizagem desenvolvidos em contexto de educação pré-escolar, no âmbito de um estudo qualitativo. Os percursos têm por base os poemas OVO AVE VOO VOA de Abílio-José Santos (1968) e Fresquinho, freguês de Nuno Higino (2008). Como resultados do estudo, destacam-se os contributos encontrados ao nível do desenvolvimento da noção de palavra e de letra, de competências de leitura/escrita, bem como da autoperceção de competência e capacidade de usar a leitura e a escrita. Considera-se que as estratégias de articulação e a análise dos percursos apresentados confluem para a construção de conhecimento científico acerca da articulação entre educação literária e linguística e educação matemática através da poesia.

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Como Citar
Pereira, R., Palhares, P., & Azevedo, F. (2025). Articulação entre poesia e matemática na promoção de competências literárias e linguísticas em crianças de 5 anos. EduSer, 17(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i1.328
Secção
Artigos

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