Retratos do envolvimento paterno com crianças em idade pré-escolar na cidade de Bragança

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Rosa Maria Ramos Novo
Ana Raquel Russo Prada

Resumo

Com o estudo descrito neste artigo visa-se caraterizar o envolvimento paterno com crianças em idade pré-escolar na cidade de Bragança, analisando especificamente os domínios referentes aos cuidados, às atividades lúdicas e à disciplina. Partindo do modelo multidimensional proposto por Lamb, Pleck, Charnov e Levine (1987) e da revisão da literatura existente na área, neste estudo exploratório de cariz quantitativo, utilizou-se como instrumento de recolha de informação uma versão adaptada da Escala de Envolvimento Paterno (Simões, Leal e Maroco 2010a) junto a uma amostra de 435 pais, com idades compreendidas entre os 20 e 62 anos. Os resultados apontam para um maior envolvimento do pai em atividades lúdicas e menor ao nível da disciplina. Foi igualmente evidente que os pais não se diferenciam no envolvimento em função do estado civil e da situação profissional, mas diferem em função da escolaridade, da idade do pai e do número de filhos numa análise intra-ítens. A idade e o género da criança não influenciam o envolvimento paterno nos domínios considerados.


Palavras-chave: Envolvimento Paterno; Idade Pré-Escolar; Parentalidade.

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Como Citar
Novo, R. M. R., & Prada, A. R. R. (2016). Retratos do envolvimento paterno com crianças em idade pré-escolar na cidade de Bragança. EduSer, 7(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v7i2.66
Secção
Artigos