Retratos do envolvimento paterno com crianças em idade pré-escolar na cidade de Bragança
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o estudo descrito neste artigo visa-se caraterizar o envolvimento paterno com crianças em idade pré-escolar na cidade de Bragança, analisando especificamente os domínios referentes aos cuidados, às atividades lúdicas e à disciplina. Partindo do modelo multidimensional proposto por Lamb, Pleck, Charnov e Levine (1987) e da revisão da literatura existente na área, neste estudo exploratório de cariz quantitativo, utilizou-se como instrumento de recolha de informação uma versão adaptada da Escala de Envolvimento Paterno (Simões, Leal e Maroco 2010a) junto a uma amostra de 435 pais, com idades compreendidas entre os 20 e 62 anos. Os resultados apontam para um maior envolvimento do pai em atividades lúdicas e menor ao nível da disciplina. Foi igualmente evidente que os pais não se diferenciam no envolvimento em função do estado civil e da situação profissional, mas diferem em função da escolaridade, da idade do pai e do número de filhos numa análise intra-ítens. A idade e o género da criança não influenciam o envolvimento paterno nos domínios considerados.
Palavras-chave: Envolvimento Paterno; Idade Pré-Escolar; Parentalidade.