Integração do projetor na educação: estudo de caso em duas universidades angolanas
Main Article Content
Abstract
A educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto a instalação do projetor em algumas salas de aula.
Downloads
Article Details
References
Alves, N. (2008). Sobre os movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In I. B. Oliveira & N. Alves (orgs), Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas (3ª ed.). . Petrópolis: DP&A, 39-48.
Area, M. (2007). La escuela del siglo XXI: la tecnologías digitales, la crisis del modelo expositivo de enseñanza y el nuevo papel de los docentes. http://ordenadoresenelaula.blogspot.com/2007/04/la-escuela- del-siglo-xxi-la-tecnologas.html (Acedido em 7/01/2020).
Barbante. (2018). A Tecnologia Educativa no Ensino Superior Público na Província do Huambo: caraterização e perspetivas de futuro. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação. Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Bento, M., & Lencastre, J. A. (2014). Utilização de recursos multimédia na educação: inovação ou tradição? http://hdl.handle.net/1822/32583 (Acedido em 12/04/2020).
Bogdan, R. & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Collera, L. A. G. (2017). Metodologia de Investigação Educativa. Luanda: ECO7.
Costa, F. & Viseu, S. (2008). Formação-Acção-Reflexão: um modelo de preparação de professores para a integração curricular das TIC. https://pdfs.semanticscholar.org/518b/ffdae5fce510be01564d8baedb273fc64011.pdf (Acedido em 12/04/2020).
Costa, H. (2014). Inovação Pedagógica: A Tecnologia ao Serviço da Educação. Lisboa: Chiado Editora.
Coutinho, C. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Teoria e Prática (2ª ed.). Coimbra: Almedina.
Carvalho, A. D. de, & Raposo, N. V. (2006). Hermenêutica da educação: um desafio aos cânones epistemológicos das Ciências da Educação. Revista Portuguesa De Pedagogia, 40 (1), 223-231. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_10 (Acedido em 12/04/2020).
Dubay, B. A. C. B., & Inada, P. (2016). O uso das novas tecnologias nas práticas educacionais dos professores da escola básica. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_cien_uem_bentaaparecidacominattobonandubay.pdf (Acedido em 12/01/2020).
Esteves, J., & Lencastre, J. A. (2013). Criação de recursos didáticos para quadros interativos multimédia. http://hdl.handle.net/1822/28694 (Acedido em 12/01/2020).
Ferraço, C. E. (2008). A pesquisa em educação no/do/com o cotidiano escolar. In C.E. Ferraço, C. L. V. Perez, & I. B. Oliveira (org.)., Aprendizagem cotidianas com a pesquisa: Novas reflexões em pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Petrópolis: DP et Alii.
Fluckiger, F. (1995). Understanding Networked: Applications and Technology. Prentice-Hall.
Fundação Universitária Iberioamericana. (2012). Ergonomia: Telas de computadores. Florianópolis: FUNIBER.
Gilleran, A. (2006). Prácticas innovadoras en escuelas europeas. In AKAL (ed.), Tecnologías para transformar la educación (07-140). Madrid: Universidad international de Andalucía. http://www.pos-conhecimento.pcm.gov.pt/documentos/pdf/LivroVerde.pdf (Acedido em 4/02/2020).
Klein, C. (2006). A arte de ensinar utilizando softwares educativos. Rio Grande do Sul: Centro Universitário Feevale.
Lencastre, J. A. & Chaves, J. H. (2007). A importância dos utilizadores no processo de construção de um sítio web educativo.
Marconi, M., De A. & Lakatos, Eva. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5ª ed.) São Paulo: Editora Atlas.
Merrienboer, J. V., Correira, S., Paiva, J. (2012). Novas Tecnologias. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Moreira, R. J. F. (2013). Importância das TIC e de Recursos Multimédia na aula de História. Tese de Dotoramento. Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu. http://hdl.handle.net/10400.19/2038 (Acedido em 14/03/2020).
Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. San Diego: Academic Press, Inc.
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (2014). A integração das TIC na escola. São Paulo: OEI.
Paiva, C. M. (2006). Desenvolvimento de um projetor de vídeo artesanal, de baixo custo, para o uso educacional. Epusp. São Paulo. http://sites.poli.usp.br/d/pme2600/2006/Trabalhos%20finais/TCC_052_2006.pdf (Acedido em 14/03/2020).
Paiva, J. (2002). As tecnologias da Informação: utilização pelos professores. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de avaliação prospectiva e Planeamento.
Piletti, C. (2007). Didática geral. São Paulo: Editora ática.
Quadros F., Paula, E. J., & Peres, A. (2009). A tecnologia ao Serviço da Educação: práticas com TIC no 1º Ciclo do ensino Básico. http://hdl.handle.net/10400.22/6332 (Acedido em 14/03/2020).
Savi, R. (2009). Utilização de Projeção Multimídia em Salas de Aula: observação do uso em três escolas públicas. https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1148 (Acedido em 12/04/2020).
Serres, M. (2013). Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Silva, B. (2001). A tecnologia é uma estratégia. In Paulo Dias & Varela de Freitas (org.). Actas da II Conferência Internacional Desafios 2001. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projecto Nónio, 839-859.
Sousa, S. (2009). Tecnologias de Informação: O que são? Para que servem? (6ª ed.). Lisboa: FCA.