Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica
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Abstract
Autores como Rodrigues (1997), Hargreaves (1999), Gordon (2000a), Chapuis (2001), Peery (2002), Castro (2003, 2004), Palheiros (2004), para só referir alguns, são unânimes ao acentuarem o valor da música na vida das pessoas e das crianças em particular, em diferentes aspectos cognitivos e emocionais, quer no seio familiar, quer na escola. Reforçando este sentir, o antropólogo Alan Merrian (1964) refere na sua obra The anthropology of music, there is probably no other human cultural activty which is so all-pervasive and which reaches into, shapes, and often controls so much of human behavior (p. 218) como a música. Pretendo alertar para a importância da música e, em particular, de cantar com e às crianças desde cedo, em diferentes ambientes e contextos. Como refere Perry (2000) ao citar Kuhmerker a aprendizagem de canções facilita a adopção de um vocabulário de começo de leitura e ainda o ritmo e a fraseologia, tanto como as acções e as experiências cinestésicas associadas às canções, ajuda[r] as crianças a associar as palavras a uma variedade mais vasta de experiências linguísticas(p. 482).
Palavras-chave: música, canção, cantar, coração, processos