Gestão e liderança da escola o envolvimento do diretor na formação

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Fernanda Fonseca
Joaquim Machado de Araújo

Resumo

As políticas de formação contínua de professores visam acompanhar os tempos de mudança. nomeadamente as que derivam da disseminação das diferentes tecnologias de informação e da própria sofisticação dos processos tecnológicos que levam à alteração dos processos de organização e gestão do trabalho na escola. Vários estudos apontam para a necessidade de pensar a mudança organizacional em articulação com a formação e outros realçam a importância da ação de uma liderança focada nas aprendizagens curriculares. Este estudo, de natureza qualitativa, visa compreender como o diretor se envolve na organização e gestão do processo de formação contínua e aponta para a sobrevalorização do processo de diagnóstico e auscultação inicial dos vários departamentos curriculares e para a variação do envolvimento do diretor, em cada fase do plano de formação, entre a não interferência, a orientação e coordenação formal e a participação ativa.

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Fonseca, F., & de Araújo, J. M. (2022). Gestão e liderança da escola : o envolvimento do diretor na formação. EduSer, 14(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.173
Secção
Artigos

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