Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG

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Ema Leitão
Graça Margarida Medeiros Teixeira e Santos
https://orcid.org/0000-0002-9938-0431
Sofia Bergano

Resumo

Refletir sobre a educação e a cidadania constitui um desafio na atualidade nacional e internacional. Destaca-se o papel dos educadores, professores e educadores sociais na construção da cidadania no campo das organizações não governamentais (ONG), em particular da “Hope For Children” CRC Policy Center, no Chipre. O artigo decorre de uma iniciativa promovida pelo Departamento de Ciências da Educação e de Supervisão do Departamento de Ciências da Educação e Supervisão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), que tinha como objetivo suscitar a partilha de iniciativas interculturais, nacionais e internacionais, no âmbito da educação. A partir da conferência proferida foram estabelecidos outros contactos de natureza académica e científica. Pretende-se salientar a importância da educação na construção da cidadania, enquadrada no contexto europeu e nacional. Neste domínio, o papel dos profissionais e a sua respetiva formação na área da educação é determinante para o trabalhado desenvolvido nas ONG, sobretudo para a construção da cidadania. O artigo incide sobre o caso da "Hope For Children" CRC Policy Center, em Chipre, apresentando alguns projetos relevantes na área da participação e cidadania, onde se destacam as dinâmicas implementadas no terreno por profissionais, nomeadamente educadores sociais, e outras organizações. A divulgação destes projetos, enquanto exemplos de boas práticas, devidamente fundamentadas, permite partilhar iniciativas de carácter educativo e social, relevantes para a formação, intervenção e investigação de profissionais responsáveis na área da educação.

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Como Citar
Leitão, E. S., Santos, G. M. M. T. e, & Bergano, S. (2022). Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG. EduSer, 14(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.190
Secção
Artigos

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