O uso das tecnologias digitais pelos professores no pós-pandemia: um estudo de caso numa escola profissional

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Bruno Miguel Ferreira Gonçalves
https://orcid.org/0000-0002-7541-3673

Resumo

Se no passado permanecia alguma resiliência nos professores do ensino secundário no que se refere à adoção e utilização das tecnologias digitais em contexto de sala de aula, a pandemia Covid-19 fez despoletar, sem qualquer pré-aviso, a absoluta necessidade do uso destas tecnologias para a concretização do processo de ensino-aprendizagem em formato online. Findados os confinamentos e regressados à escola de forma presencial, parece ser interessante perceber se os professores continuam a utilizar as tecnologias ou se foram apenas usadas numa situação excecional, momentânea e obrigatória. Para a concretização deste estudo, adota-se a metodologia de estudo de caso que se aplica numa instituição educativa cuja oferta formativa é orientada para o ensino profissional. Os resultados da pesquisa sugerem que os professores continuam a utilizar uma panóplia de diferentes tecnologias em contexto de sala de aula e apresentam um conjunto de motivos pelos quais entendem ser fundamental o seu uso numa escola contemporânea.

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Como Citar
Ferreira Gonçalves, B. M. (2022). O uso das tecnologias digitais pelos professores no pós-pandemia: um estudo de caso numa escola profissional. EduSer, 14(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i2.200
Secção
Artigos

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