O uso das tecnologias digitais pelos professores no pós-pandemia: um estudo de caso numa escola profissional
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
Almeida, M. (2014). Trajetórias no desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior: fatores condicionantes. Revista Portuguesa de Pedagogia, 2(1), 61–85.
Almouloud, S. A. (2018). Integração de tecnologias digitais no ensino: reflexões sobre práticas e formação de professores. Debates em Educação, 10(22), 205–230.
Assembly, U. N. G. (2015). Resolution adopted by the General Assembly on 25 September 2015. United
Nations. https://www.eea.europa.eu/policy-documents/resolution-adopted-by-the-general
Benedet, M. L. (2020). Competências digitais: Desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216112
Carvalho, A. B., & Alves, T. P. (2018). Cultura digital e formação docente: O desenvolvimento de competências digitais para a sala de aula no contexto da sociedade em rede. Em A. M. P. Silva, & E. Freire (Orgs.), Pesquisas e práticas formativas: Diálogos sobre a formação docente (pp.1-15). Editora UFPE. http://midiasemediacoes.edumatec.net/moodle/pluginfile.php/524/mod_resource/content/1/Artigo%20livro%20DMTE.pdf
COM. (2014). Comunicação da comissão ao parlamento europeu, ao conselho, ao comité económico e social europeu e ao comité das regiões - Abrir a educação: Ensino e aprendizagem para todos de maneira inovadora graças às novas tecnologias e aos recursos educativos. Aber. Bruxelas, 25, 1–14. http://ec.europa.eu/transparency/regdoc/rep/1/2013/PT/1-2013-654-PT-F3-1.Pdf
Figueiredo, A. D. (2019). Compreender e desenvolver as competências digitais. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 2(1), 1–8.
Flores, M. A., & Alves, C. M. F. S. (2012). Formação contínua e desenvolvimento profissional: Motivações e desenvolvimento de competências na área das TIC: Um estudo exploratório [Dissertação de Mestrado em educação]. Universidade do Minho. https://doi.org/http://hdl.handle.net/1822/24576
Governo de Portugal. (2019). Um “contrato para a Legislatura” com o Ensino Superior para 2020 – 2023, orientado para estimular a convergência de Portugal com a Europa até 2030. https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3D%3DBAAAAB%2BLCAAAAAAABACzsLQ0BADNXDtgBAAAAA%3D%3D
Lopes, É. R. (2021). Competências digitais de profissionais de gestão de pessoas: Estudo a partir do quadro dinâmico de referência de competência digital para Portugal aplicado em três Instituições federais de ensino superior [Dissertação de Mestrado em Administração Pública, Fundação João Pinheiro]. Belo Horizonte. http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/539
Loureiro, A. C., Meirinhos, M., & Osório, A. (2020a). A emergência de referenciais de competências para a capacitação digital docente. Em R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds.), V Encontro International de Formação na Docência: Livro de Atas (pp.20–30). Instituto Politécnico de Bragança. Ehttp://hdl.handle.net/10198/23651
Loureiro, A. C., Meirinhos, M., & Osório, A. J. (2020b). Competência digital docente: Linhas de orientação dos referenciais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 13(2), 163–181.
Meirinhos, M., & Osório, A. (2019). Referenciais de competências digitais para a formação de professores. XI Conferência Internacional de TIC Na Educação: Challenges 2019 (pp.1001–1016). https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/19366/1/CmDigProf.pdf
Moura, A. P. B. (2018). Desafios no início da carreira docente. Pedagogia-Unisul Virtual. https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/10097/1/AD5_Artigo.pdf
Oliveira, J. M., & Araújo, Z. T. S. (2020). Desafios e estratégias do trabalho docente no cenário de pandemia. Congresso Nacional de Educação: Educação Como (Re) Existência: Mudanças, Conscientização e Conhecimentos. VII. https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID5142_21082020150801.pdf
Osório, A. J., & Barbosa, E. C. de A. (2014). As competências digitais dos professores em redes de aprendizagem online: O caso da rede VoiceS - The voice of the European Teachers. https://doi.org/http://hdl.handle.net/1822/35250
Ota, M., & Dias-Trindade, S. (2020, set.). Ambientes digitais de aprendizagem e competências digitais: Conhecer o presente para agir num futuro pós-covid. Revista Interfaces Científicas–Educação, 10(1), 211–226. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p211-226
Ruiz-Ramirez, J. A., Tamayo-Preval, D., & Montiel-Cabello, H. (2020, set./dez.). Competências digitais de professores na modalidade de aulas online: estudo de caso no contexto da crise sanitária. Texto Livre, Linguagem e Tecnologia, 13(3), 47–62. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25592
Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013, jul.). Ensinar com tecnologia, pedagogia e conteúdo. Revista Paidéi, 5(8). https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/viewFile/304/314
Sanchotene, I. J., Engers, P. B., Ruppenthal, R., & Ilha, P. V. (2020, jan.). Competências digitais docentes e o processo de ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303
Scherer, S., & Brito, G. da S. (2020, dez.). Integração de tecnologias digitais ao currículo: Diálogos sobre desafios e dificuldades. Educar em Revista, 36. https://doi.org/10.1590/0104-4060.76252
Silva, K. K. A. da, & Behar, P. A. (2019, ago.). Competências digitais na educação: Uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, 35. https://doi.org/10.1590/0102-4698209940
Silva, E., Loureiro, M. J., & Pischetola, M. (2019, jun.). Competências digitais de professores do estado do Paraná (Brasil). EduSer, 11(1), 61–75. http://hdl.handle.net/10198/19420
Silva, J. B. D. A., Bilessimo, S. M. S., & Machado, L. R. (2021). Integração de tecnologia na educação: Proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista, V37, 1-23. e232757. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698232757
Silva, R., Raimundo, I., Rato, V., & Martins, F. M. L. (2019). TPACK: Uma proposta de integração da tecnologia na aula de matemática. Exedra: Revista Científica, 1, 167–181.
UNESCO. (2009). Competency standards modules. ICT competency standards for teachers: Competency standards modules. http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156207por.pdf
Vidal, O. F., & Mercado, L. P. L. (2020, abr./jun.). Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, 20(65), 722-749. https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/index