A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino Secundário

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luísa Lima
Manuel Meirinhos

Resumo

Este trabalho aplica a metodologia da análise de conteúdos a fóruns de discussão realizados em ambiente virtual. Os fóruns foram implementados numa sala de aula virtual criada numa plataforma da Web 2.0 (http://www.edu20.org). O caso em estudo ocorreu durante cerca de quatro meses e foi realizado com uma turma do Ensino Secundário (11º ano de escolaridade), numa disciplina de Inglês. Neste estudo, o ambiente virtual criado, funcionou como complemento da aprendizagem presencial. A análise de conteúdo das diversas interacções dos fóruns ocorreu com recurso ao software WeftQDA. Desta análise resultaram um conjunto de categorias através das quais é possível observar de que modo as presenças social, cognitiva e docente interagem, bem como a preponderância que a presença social assume em fóruns de discussão deste tipo.


Palavras-chave: fóruns de discussão, análise de conteúdos, categorias

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lima, L., & Meirinhos, M. (2016). A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino Secundário. EduSer, 3(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.29
Secção
Artigos