A realidade aumentada no contexto educativo da Educação Básica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Manuel Meirinhos
Cláudia Meirinhos

Resumo

As crianças nascidas na última década representam a primeira geração intrinsecamente imbuída nas novas tecnologias. Os dispositivos móveis fazem parte do seu dia a dia, com um uso crescente ao nível dos jogos, participação nas redes sociais e como ferramenta de aprendizagem. É nesta última vertente que se deve debruçar mais a escola, potenciando as aprendizagens suportadas pelas tecnologias digitais. A Realidade Aumentada como uma tecnologia com grande potencial inovador, promovendo experiências com altos níveis de motivação e possibilitando uma maior envolvência dos alunos. Neste estudo procuramos caraterizar a Realidade Aumentada sob o ponto de vista conceptual, identificar as vantagens do seu uso na Educação e fornecer algumas plataformas e aplicações que poderão ser usadas por professores, em contexto de aprendizagem, para a promoção do sucesso educativo dos seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Meirinhos, M., & Meirinhos, C. (2021). A realidade aumentada no contexto educativo da Educação Básica. EduSer, 13(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v13i2.167
Secção
Artigos

Referências

Azuma, R. T. (1997). A Survey of Augmented Reality. pp. 355-385, disponível em: https://www.cs.unc.edu/~azuma/ARpresence.pdf

Castorena, G. O., & Valencia, R. E. (2019). Realidad aumentada en la educación. Revista Académica del Quehacer Universitario. P. 25-31. disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335841012_Realidad_Aumentada_en_la_Educacion

Caudell, T. P., & Mitzell, D. W. (1992). Augmented reality: an application of heads-up display technology to manual manufacturing processes. p. 660-669. disponível em: https://www.researchgate.net/publication/3510119_Augmented_reality_An_application_of_heads-up_display_technology_to_manual_manufacturing_processes.

Cerqueira, J. M., Cleto, B., Moura, J. M., Sylla, C., & Ferreira, L. (2020). Aplicações móveis para o ensino da Matemática com realidade aumentada. AA Carvalho et al, 177-187.

Chatzopoulos, D., Bermejo, C., Zhanpeng, H., & Hui, P. (2017). Mobile Augmented Reality Survey: From Where We Are to Where We Go. p 6917-6950. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=7912316

Çöltekin, A., Lochhead, I., Madden, M., Christophe, S., Devaux, A., Pettit, C., ... & Hedley, N. (2020). Extended reality in spatial sciences: A review of research challenges and future directions. ISPRS International Journal of Geo-Information, 9(7), 439. Disponivel em: Doi:10.3390/ijgi9070439

Dainese, C. A., & Garbin, T. R. (2009). AmCARA - Ambiente e Comunicação Alternativo com Realidade Aumentada: O acesso do deficiente motor severo a softwares e Web. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disppnível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1166/1069

Gabriel, M. (2013). Educ@r – A (r)evolução digital na educação. Saraiva. Brasil

Klettemberg, J. S., Tori, R., & Huanca, C. M. (2021). Perspectivas mundiais sobre a realidade aumentada nos anos iniciais da educação básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 827-845. DOI:10.5753/RBIE.2021.29.0.827

Lopes, L., Vidotto, k., Pozzebon, E., & Ferenhof, H. (2019). Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em revista., nº 35, disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403

McCrindle, M., & Fell, A. (2020). Understanding Generation Alpha. Austrália: McCrindle Research Pty Ltd.

Microsoft. (2021). Microsoft HoloLens 2. disponível em: https://www.microsoft.com/en-us/hololens

Morales, P. T., & Garcia, J. S. (14 de 07 de 2017). Realidad Aumentada en Educación Primaria: efectos sobre el aprendizaje. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 16(1) disponível em: http://dx.medra.org/10.17398/1695-288X.16.1.79

Page, R. (2020). CMO. Predictions: 10 technology trends in marketing for 2021. Disponível em: https://www.cmo.com.au/article/685001/predictions-10-technology-trends-marketing-2021/

Sánchez-García, J.M. & Toledo-Morales, P. (2017). Educación Infantil y Realidad Aumentada: Primeros pasos. En R. Romero Tena, J.J. Gutiérrez-Castillo & M. Puig Gutiérrez (Coords.), Innovación y Tecnología en Educación Infantil (pp. 279-287). Colección Ciencias de la Educación (nº 34), Editorial Universidad de Sevilla. Lambert, F. (19 de 10 de 2020). Electrek. Obtido de https://electrek.co/2020/10/19/gm-cadillac-lyriq-electric-suv-crazy-head-up-display/