Interações docentes transfronteiriças nas raias entre Portugal e Espanha: Uma experiência de formação contínua a partir do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF)
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Resumo
O Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos, em parceria com os Ministérios da Educação de Portugal e Espanha, sob a coordenação científica das Universidades de Aveiro e Complutense de Madrid. O projeto distingue-se pela sua relevância histórica, social e política, ao promover uma perspetiva de educação transfronteiriça, intercultural e plurilingue, orientada para o desenvolvimento regional e a integração dos dois países. Visa fortalecer as línguas e culturas da região como valores individuais, sociais, profissionais e educativos. Centralizado na formação contínua de professores, a primeira edição do PEBIF decorreu entre maio de 2021 e outubro de 2022, envolvendo 37 professores de 10 escolas portuguesas e espanholas, num curso de 50 horas. Este processo formativo constitui o objeto da nossa investigação, na qual foram recolhidos dados através de diferentes instrumentos (acompanhamento in loco, diários de investigador, gravações das sessões síncronas, entre outros), culminando no documento “Narrativas multimodais e polifónicas de uma investigação na fronteira”. Este artigo debruça-se sobre esse documento, com o objetivo de compreender como os professores se coordenaram para criar um ambiente favorável à conceção e implementação de projetos de aprendizagem comuns, orientados para a educação plurilingue e intercultural nas suas escolas. A análise preliminar revelou que as relações transfronteiriças entre os docentes se configuraram em quatro dimensões principais: linguístico-comunicativa, relacional, sociocultural e curricular. Este artigo foca a dimensão relacional, destacando o seu papel central no processo de formação contínua deste das regiões fronteiriças luso-hispânicas.
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