Interações docentes transfronteiriças nas raias entre Portugal e Espanha: Uma experiência de formação contínua a partir do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF)

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Andrea Ulhôa
https://orcid.org/0000-0002-0583-6179
Maria Helena Araújo e Sá

Resumo

O Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos, em parceria com os Ministérios da Educação de Portugal e Espanha, sob a coordenação científica das Universidades de Aveiro e Complutense de Madrid. O projeto distingue-se pela sua relevância histórica, social e política, ao promover uma perspetiva de educação transfronteiriça, intercultural e plurilingue, orientada para o desenvolvimento regional e a integração dos dois países. Visa fortalecer as línguas e culturas da região como valores individuais, sociais, profissionais e educativos. Centralizado na formação contínua de professores, a primeira edição do PEBIF decorreu entre maio de 2021 e outubro de 2022, envolvendo 37 professores de 10 escolas portuguesas e espanholas, num curso de 50 horas. Este processo formativo constitui o objeto da nossa investigação, na qual foram recolhidos dados através de diferentes instrumentos (acompanhamento in loco, diários de investigador, gravações das sessões síncronas, entre outros), culminando no documento “Narrativas multimodais e polifónicas de uma investigação na fronteira”. Este artigo debruça-se sobre esse documento, com o objetivo de compreender como os professores se coordenaram para criar um ambiente favorável à conceção e implementação de projetos de aprendizagem comuns, orientados para a educação plurilingue e intercultural nas suas escolas. A análise preliminar revelou que as relações transfronteiriças entre os docentes se configuraram em quatro dimensões principais: linguístico-comunicativa, relacional, sociocultural e curricular. Este artigo foca a dimensão relacional, destacando o seu papel central no processo de formação contínua deste das regiões fronteiriças luso-hispânicas.

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Como Citar
Ulhôa, A., & Araújo e Sá, M. H. . (2024). Interações docentes transfronteiriças nas raias entre Portugal e Espanha:: Uma experiência de formação contínua a partir do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF). EduSer, 16(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v16i2.292
Secção
Artigos
Biografia Autor

Maria Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro

Maria Helena Araújo e Sá é Professora Catedrática no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (Portugal), onde leciona e orienta alunos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento na área da Formação de Professores de Línguas. Doutorou-se em Didática em 1994 na Universidade de Aveiro (UA). É Coordenadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF (desde 2016) e Diretora do Programa Doutoral em Educação da UA (desde 2014). É também membro fundadora do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), que é co-coordenado até 2019. Esteve envolvida em vários projetos de investigação e tem publicado sobre questões relacionadas com a intercompreensão, o plurilinguismo e a interculturalidade.
Os indicadores de estima pelos pares incluem: convites frequentes para dar palestras e seminários internacionais e para participar em defesas de doutoramento; colaboração frequente como formador com agências internacionais de política linguística (como a União Latina, a Agência Universitária da Francofonia); membro de vários conselhos editoriais e consultivos; examinador externo do PhD Politica, Educazione, Formazionelinguistico-culturali (Università degli Studi di Macerata, Itália); convite para organizar conferências internacionais como convocador (por exemplo: IALIC 2014, Associação Internacional de Línguas e Comunicação Intercultural).

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