Formação docente na lusofonia: internacionalização, interculturalidade, currículo integrado e profissionalização

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Jacinta Lúcia Rizzi Marcom
Ana Paula Teixeira Porto

Resumo

Este artigo apresenta eixos basilares para a formação inicial de professores no contexto de países lusófonos, defendendo que internacionalização, interculturalidade, currículo integrador e profissionalização docente são elementos centrais do processo e considerando elos desse processo dadas as contingências sociais, culturais, linguísticas, políticas e históricas. Por conseguinte, este estudo destaca a relevância da elaboração de documentos norteadores com diretrizes abrangentes, tendo em conta a dimensão globalizada e com ênfase particular nos contextos da lusofonia.Com base em estudos bibliográficos e abordagem qualitativa, a pesquisa realça os seguintes pilares 1) internacionalizar a formação docente é fundamental para alinhamento com as tendências globais; 2) a interculturalidade é um dos pilares da cidadania global, bem como na permissão de vivências plurais; 3) um currículo integral dá sustentação a uma formação docente reflexiva, qualificada e integral; 4) reconhecer a docência como profissão destaca o papel do professor na sociedade.

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Como Citar
Rizzi Marcom, J. L., & Teixeira Porto, A. P. (2025). Formação docente na lusofonia: internacionalização, interculturalidade, currículo integrado e profissionalização. EduSer, 17(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i1.316
Secção
Artigos
Biografias Autor

Jacinta Lúcia Rizzi Marcom, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Rio Grande do Sul; Brasil.

Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional. Possui graduação em PEDAGOGIA: DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992), graduação em PEDAGOGIA: SERIES INICIAIS pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1997), graduação em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), graduação em PEDAGOGIA:ORIENTAÇAO E SUPREVISAO pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Mestra em Educação pela UNOCHAPECÓ (2020). Doutoranda em Educação pela URI. Participante dos seguinte grupos de pesquisa: 1) Grupo de Pesquisa: Ensino e formação de professores desde 2018; 2) GPEAD - Gestão e Processos Formativos em Educação Profissional e Educação a Distância, desde 2019; e 3) Grupo de Pesquisa em Ensino, Experiências Docentes e Interdisciplinaridade desde 2020.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Rio Grande do Sul; Brasil.

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Letras - Espanhol (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Mestrado em Letras (2005) e Doutorado em Letras (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira. Realizou estágio de Pós-doutorado sobre literatura angolana lusófona (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua desde 2005 como professora do ensino superior e atualmente é professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu e em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen, onde desenvolve atividades de docência, orientação, pesquisa e extensão especialmente com professores de distintas redes. É servidora pública a função docente em Santa Cruz do Sul. É pesquisadora de temas relativos a: formação de professores e suas interconexões com tecnologias, mídias e práticas de ensino-aprendizagem; formação de leitores e ensino de literatura; multiletramentos na escola. Resultados de suas pesquisas são publicados em revistas especializadas e livros. E-mail: anapaulateixeiraporto@gmail.com anapaula@uri.edu.br

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