Teacher training in lusophony: internacionalization, interculturality, integrative curriculum and professionalization

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Jacinta Lucia Rizzi Marcom
Ana Paula Teixeira Porto

Abstract

This article presents basic axes for initial teacher training in the context of Portuguese-speaking countries, arguing that internationalization, interculturality, an integrative curriculum and teacher professionalization are central elements of the process and considering links in this process given the social, cultural, linguistic, political and historical contingencies. Therefore, this study highlights the importance of developing guiding documents with comprehensive guidelines, considering the globalized dimension and placing particular emphasis on Lusophone contexts. Based on bibliographic studies and a qualitative approach, the research points out the following pillars: 1) internationalizing teacher training is essential for alignment with global trends; 2) interculturality is one of the pillars of global citizenship, as well as in allowing plural experiences; 3) a comprehensive curriculum supports reflective, qualified and comprehensive teacher training; 4) recognizing teaching as a profession highlights the role of the teacher in society.

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Rizzi Marcom, J. L., & Teixeira Porto, A. P. (2025). Teacher training in lusophony: internacionalization, interculturality, integrative curriculum and professionalization. EduSer, 17(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i1.316
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Articles
Author Biographies

Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Rio Grande do Sul; Brasil.

Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional. Possui graduação em PEDAGOGIA: DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992), graduação em PEDAGOGIA: SERIES INICIAIS pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1997), graduação em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), graduação em PEDAGOGIA:ORIENTAÇAO E SUPREVISAO pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Mestra em Educação pela UNOCHAPECÓ (2020). Doutoranda em Educação pela URI. Participante dos seguinte grupos de pesquisa: 1) Grupo de Pesquisa: Ensino e formação de professores desde 2018; 2) GPEAD - Gestão e Processos Formativos em Educação Profissional e Educação a Distância, desde 2019; e 3) Grupo de Pesquisa em Ensino, Experiências Docentes e Interdisciplinaridade desde 2020.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Rio Grande do Sul; Brasil.

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Letras - Espanhol (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Mestrado em Letras (2005) e Doutorado em Letras (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira. Realizou estágio de Pós-doutorado sobre literatura angolana lusófona (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua desde 2005 como professora do ensino superior e atualmente é professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu e em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen, onde desenvolve atividades de docência, orientação, pesquisa e extensão especialmente com professores de distintas redes. É servidora pública a função docente em Santa Cruz do Sul. É pesquisadora de temas relativos a: formação de professores e suas interconexões com tecnologias, mídias e práticas de ensino-aprendizagem; formação de leitores e ensino de literatura; multiletramentos na escola. Resultados de suas pesquisas são publicados em revistas especializadas e livros. E-mail: anapaulateixeiraporto@gmail.com anapaula@uri.edu.br

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