PERFECT CHORD: Consonances of durkheimian thought in musical education in Brazil in the 1930s

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Rafael Mariano Camilo da Silva
Tiago Zanquêta de Souza

Abstract

This essay proposes an analysis of the reflections of durkheimian thought in music education in Brazil during the 1930s, notably through the project known as Orpheonic Chant by Villa-Lobos. Therefore, its main objective is to explore the intersection between Durkheim's ideas about education and the purposes of music education in Brazilian schools during the Second Republic. In this context, the aim is to understand how Orpheonic singing, under Durkheimian influence, transcends mere musical practice, playing an important role in the social and collective formation of individuals, shaping the sense of nationality, and promoting social cohesion.

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How to Cite
da Silva, R. M. C., & de Souza, T. Z. . (2025). PERFECT CHORD:: Consonances of durkheimian thought in musical education in Brazil in the 1930s. EduSer, 17(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i2.290
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Articles
Author Biography

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba; Uberaba; Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior (2008) e Especialista em Gestão Ambiental (2009), pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube (2006). Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Uberaba), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/Uberlândia), ambos da Universidade de Uberaba (Uniube). Pesquisador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGED/UCB-DF). Segundo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi), vinculado ao PPGE/Uniube-Uberaba. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP), vinculado ao PPGPE/UNIUBE-Uberlândia). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE), vinculado ao PPGE/UFSCar. Vice-coordenador da REDECENTRO - Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Fundador e coordenador da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em escolas de Educação Básica - RECEPE. Vice-coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (FORPREd-CO), gestão 2023-2024. Parecerista Ad - Hoc do GT 6 - Educação Popular/ANPEd. Membro do Comitê Científico pelo GT 6 - Educação Popular da ANPED 2021-2023 e 2023-2025. Membro da equipe de coordenação executiva da Revista Educação Popular da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária Mário Palmério. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, no Ensino Médio, Técnico e Superior. Tem pesquisas na área de Educação, atuando por meio do referencial teórico-metodológico da Educação Popular, nos seguintes temas: educação ambiental, extensão popular, avaliação, gestão e inclusão escolar, educação para as relações étnico-raciais, formação de educadores/as e educação em espaços não-escolares. 

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