ACORDE PERFEITO: Consonâncias do pensamento durkheimiano na educação musical no Brasil na década de 1930

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Rafael Mariano Camilo da Silva
Tiago Zanquêta de Souza

Resumo

Este ensaio propõe uma análise dos reflexos do pensamento durkheimiano no ensino de música no Brasil durante a década de 1930, notadamente por meio do projeto de Villa-Lobos denominado canto orfeônico. Portanto, tem como objetivo central explorar a interseção entre as ideias de Durkheim sobre educação e os propósitos do ensino de música nas escolas brasileiras durante a Segunda República. Nesse contexto, busca-se compreender como o canto orfeônico, sob a influência durkheimiana, transcende a mera prática musical, desempenhando importante papel na formação social e coletiva dos indivíduos, moldando o senso de nacionalidade e promovendo a coesão social.

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Como Citar
da Silva, R. M. C., & de Souza, T. Z. . (2025). ACORDE PERFEITO: : Consonâncias do pensamento durkheimiano na educação musical no Brasil na década de 1930. EduSer, 17(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i2.290
Secção
Artigos
Biografia Autor

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba; Uberaba; Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior (2008) e Especialista em Gestão Ambiental (2009), pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube (2006). Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Uberaba), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/Uberlândia), ambos da Universidade de Uberaba (Uniube). Pesquisador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGED/UCB-DF). Segundo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi), vinculado ao PPGE/Uniube-Uberaba. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP), vinculado ao PPGPE/UNIUBE-Uberlândia). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE), vinculado ao PPGE/UFSCar. Vice-coordenador da REDECENTRO - Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Fundador e coordenador da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em escolas de Educação Básica - RECEPE. Vice-coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (FORPREd-CO), gestão 2023-2024. Parecerista Ad - Hoc do GT 6 - Educação Popular/ANPEd. Membro do Comitê Científico pelo GT 6 - Educação Popular da ANPED 2021-2023 e 2023-2025. Membro da equipe de coordenação executiva da Revista Educação Popular da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária Mário Palmério. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, no Ensino Médio, Técnico e Superior. Tem pesquisas na área de Educação, atuando por meio do referencial teórico-metodológico da Educação Popular, nos seguintes temas: educação ambiental, extensão popular, avaliação, gestão e inclusão escolar, educação para as relações étnico-raciais, formação de educadores/as e educação em espaços não-escolares. 

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