A inclusão de alunos de medidas adicionais durante o período de confinamento Covid-19

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Olívia Carvalho
Dulce Corvo
Helena Ortega
Luísa Ramos
Lurdes Rodrigues

Resumo

O presente estudo, apresenta como objetivo compreender o impacto do Ensino a Distância, nos alunos a beneficiar de Medidas Adicionais de suporte á aprendizagem e inclusão (Decreto-Lei nº 54/2018), durante o período de confinamento, devido à pandemia por Covid-19, no sentido de refletir dificuldades e melhorar práticas de inclusão, para situações futuras, em que seja necessário um acompanhamento à distância. É um estudo qualitativo de caracter interpretativo. A recolha de dados, foi realizada através de duas entrevistas semiestruturadas, uma aplicada a oito famílias e outra, a quatro docentes de Educação Especial de um contexto educativo do distrito de Bragança. Verificou-se um esforço das famílias e dos docentes de Educação Especial, conseguindo, estes, chegar a todos os alunos a beneficiar de medidas adicionais, procurando estratégias, e readaptando-se, tentando colmatar falhas e barreiras de uma modalidade de ensino a distância. Verificou-se ainda, que os alunos com menos autonomia, não realizaram aprendizagens.

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Como Citar
Carvalho, O., Corvo, D., Ortega, H., Ramos, L., & Rodrigues, L. (2021). A inclusão de alunos de medidas adicionais durante o período de confinamento Covid-19. EduSer, 13(1), 1–22. https://doi.org/10.34620/eduser.v13i1.159
Secção
Artigos

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