Inclusão e formação: análise das políticas de educação especial no âmbito das licenciaturas em química das IES federais do Rio Grande do Sul

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Fábio Júnior Dorneles dos Santos
Camila Aguilar Busatta

Resumo

Estudos indicam que, quando a formação inicial de professores carece de disciplinas que abordem temas relacionados à educação especial, as práticas pedagógicas podem se tornar obstáculos à implementação da inclusão em sala de aula. Esta pesquisa exploratória teve como objetivo analisar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Química de Instituições Federais no Rio Grande do Sul, com foco nas políticas públicas relacionadas à educação especial e inclusiva na formação docente e na oferta de disciplinas dedicadas à inclusão. A análise revelou que, entre as doze instituições examinadas, duas não oferecem disciplinas específicas. No entanto, todas as instituições de ensino superior incluem em seus documentos ações e políticas que enfatizam a inclusão e abordam as necessidades educativas especiais de seus estudantes.

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Dorneles dos Santos, F. J., & Busatta, C. A. (2025). Inclusão e formação: análise das políticas de educação especial no âmbito das licenciaturas em química das IES federais do Rio Grande do Sul. EduSer, 17(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i1.315
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Artigos

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