INTEGRA(-TE): um projeto de integração de jovens PALOP através de ações científicas, empreendedoras e multiculturais

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Raquel Branquinho
Ivone Fachada
Vítor Gonçalves
Paula Vaz
Carlos Aguiar

Resumo

A diversidade trazida pelos movimentos migratórios desperta novos desafios nas instituições, no que respeita à conceção de estratégias que promovam e valorizem a interação, o diálogo intercultural, o capital social coletivo e as competências individuais. Assim, no ano letivo de 2016/2017, surgiu a primeira edição do projeto INTEGRA(-TE): “Rotas Científicas para uma Integração Intercultural”, promovido pelo Centro Ciência Viva de Bragança em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança. Este projeto visa a criação de oportunidades de aprendizagem e de inclusão social a jovens oriundos dos PALOP que estudam no IPB e residem em Bragança. Nesta edição participaram n=110 jovens, em ações de promoção da cultura científicas,
tecnológicas, pedagógicas e de educação para o empreendedorismo. Os resultados desta primeira edição denotam uma participação muito positiva em todas as ações realizadas, para além de sugerirem o interesse na replicação desta iniciativa e sua consequente disseminação e expansão, para outros contextos e domínios de necessidades.

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Como Citar
Branquinho, R., Fachada, I., Gonçalves, V., Vaz, P., & Aguiar, C. (2018). INTEGRA(-TE): um projeto de integração de jovens PALOP através de ações científicas, empreendedoras e multiculturais. EduSer, 10(1), 33–48. https://doi.org/10.34620/eduser.v10i1.111
Secção
Artigos