Desvendando a iniciação científica na formação inicial do estudante pesquisador Uma Perspectiva Brasileira
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Resumo
A proposta do presente estudo é promover uma discussão centrada no papel da Iniciação Científica na formação do estudante como pesquisador nas universidades brasileiras. Como objetivo buscamos compreender os impactos desta na formação do estudante como pesquisador, considerando políticas governamentais, programas institucionais, desafios enfrentados e benefícios obtidos. Adota-se na pesquisa uma abordagem qualitativa, exploratória, utilizando levantamento bibliográfico para a produção do estado da arte e a análise de conteúdo de dados disponibilizados pelas instituições de fomento à pesquisa no país. O estudo revela que a Iniciação Científica desempenha um papel crucial na formação do estudante, proporcionando oportunidades de imersão no ambiente acadêmico, desenvolvimento de habilidades de pesquisa e enriquecimento curricular. Apesar dos benefícios, existem desafios relevantes como a questão da meritocracia na seleção de participantes e a escassez de orientadores, além da baixa adesão das instituições privadas.
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