A Disciplina Positiva como Contributo ao Pensamento Reflexivo em Dewey
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Resumo
No desenvolvimento das atividades de ensino, as teorias educacionais exercem um papel fundamental, orientando as estratégias pedagógicas, modelando a forma de conhecimento e a qualidade da experiência de aprendizagem. Este estudo investiga como a teoria da Disciplina Positiva de Jane Nelsen pode contribuir no processo de ensinar a pensar, na perspectiva concebida por John Dewey. O objetivo se constituiu em apresentar e comparar as teorias desses autores, focando no problema de ensinar a pensar de John Dewey e nas contribuições da Disciplina Positiva para este processo. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo, correlacional, descritivo, orientado pela análise bibliográfica. Para alcançar este propósito, o conjunto de obras pesquisadas foi, em sua maioria, as obras mais relevantes destes autores. Os resultados obtidos demonstraram que a Disciplina Positiva investiga e propõe soluções profundas para os problemas de conduta em sala de aula, alinhando-se ao processo de ensinar a pensar de John Dewey. O repertório de ferramentas práticas para sala de aula, sugerido pela Disciplina Positiva, estimula o senso de pertencimento e significância nos alunos, favorecendo a criação de um ambiente escolar que desenvolve habilidades para a vida ao mesmo tempo, em que se ensinam os conteúdos académicos, alinhando-se a proposta de Dewey.
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