Desvendando a iniciação científica na formação inicial do estudante pesquisador Uma Perspectiva Brasileira

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Queli Ghilardi Cancian
Deisiane De Toni Alves
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Vilmar Malacarne
Vitor Gonçalves

Resumo

A proposta do presente estudo é promover uma discussão centrada no papel da Iniciação Científica na formação do estudante como pesquisador nas universidades brasileiras. Como objetivo buscamos compreender os impactos desta na formação do estudante como pesquisador, considerando políticas governamentais, programas institucionais, desafios enfrentados e benefícios obtidos.  Adota-se na pesquisa uma abordagem qualitativa, exploratória, utilizando levantamento bibliográfico para a produção do estado da arte e a análise de conteúdo de dados disponibilizados pelas instituições de fomento à pesquisa no país. O estudo revela que a Iniciação Científica desempenha um papel crucial na formação do estudante, proporcionando oportunidades de imersão no ambiente acadêmico, desenvolvimento de habilidades de pesquisa e enriquecimento curricular. Apesar dos benefícios, existem desafios relevantes como a questão da meritocracia na seleção de participantes e a escassez de orientadores, além da baixa adesão das instituições privadas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Ghilardi Cancian, Q., De Toni Alves, D. ., Beatrís Pasuck Benassi, C., Malacarne, V., & Gonçalves, V. (2024). Desvendando a iniciação científica na formação inicial do estudante pesquisador: Uma Perspectiva Brasileira. EduSer, 16(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v16i2.282
Secção
Artigos
Biografias Autor

Queli Ghilardi Cancian, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011), Bacharela em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2018), Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2022) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Doutoranda e pesquisadora em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (2021). Estágio doutoral (doutorado sandwich -PDSE), pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (2024). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, qualidade de vida, educação e saúde, ensino de ciências, trabalho docente, formação de professores, processo ensino aprendizagem e educação física.

Deisiane De Toni Alves, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Adventista Paranaense (FAP). Integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM - UNIOESTE), Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Qualidade da Água (GPEAgua - UNIOESTE) e Grupo de Pesquisa em Etnomatemática Indígena (GPEIND) da Universidade Federal da Grande Dourados - MS. Pesquisa e tem afinidade com as seguintes temáticas: Ensino em Ciências Naturais para Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e Superior, Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica que atuam com Ciências Naturais e Educação Escolar Indígena relacionada com a disciplina de Ciências Naturais.

Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2005), Graduação em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2022), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016)- Campus de Cascavel e doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Participa do Grupo de Formação de Professores no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2023), atuando no tema da percepção pública da Ciência, formação de professores e ensino de Física

Vilmar Malacarne, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

Vitor Gonçalves, Research Centre in Basic Education (CIEB), Polytechnic Institute of Bragança (IPB)

EN] - Is associate professor in the Department of Educational Technology and Information Management in the School of Education (ESE) of the Polytechnic Institute of Bragança (IPB). He is PhD in Electrical and Computer Engineering (2007), Master in Multimedia Technology (2002) from the Faculty of Engineering of the University of Porto and Degree in Management Informatics (1998) from the University of Minho. He is currently a researcher at the Research Centre in Basic Education (CIEB-IPB-Portugal), where is sub-coordinator. He is also collaborating member in the research group of the University of Salamanca EDUDIG-USAL-Spain, CI-ISCE-Portugal, GPITIC-Brazil and GPISEC-Brazil. He was coordinator of the ESE-IPB International Relations Office (incoming) from 2018 to 2022. He is director of the scientific journal adolesCiência since 2011. Has received 12 awards and/or honours. Published 10 book chapters, edit 30 proceedings or journals and 2 books, and published more than 150 papers in proceedings of scientific conferences and journals (30 indexed on Scopus or WoS). Among others, has participated in national and international projects: responsible of IPB in Catraios Project (2001-2003) available from 2001 to 2018; member of IPB in Ciência Bragança project (2011-13); member of ERASMUS projects: INTACT (2012-15); INTEGRA(-TE) (2016-18); Poli Entrepreneurship Innovation Network (2016-2018); QuILL (2021-23); SocialNEET (2018-2022); and Coop4Int (2023-2024). And also IPB team coordinator of ERASMUS projects: AduLeT (2016-19); CTwoSEAS (2019-22) and IM-PRO-IN-DE (2023-2025); and now coordinator of HACK-IT (2022-25) and DISmode (2023-2025) projects. From 2008 to 2018 he was member of the IPB Entrepreneurship Office and coordinator of the Application Administration and Development Core. He currently is member of the IPB's Training Innovation team. [PT] - É professor coordenador no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). É doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2007), mestre em Tecnologia Multimédia (2002) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e licenciado em Informática de Gestão (1998) pela Universidade do Minho. Atualmente é investigador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB-IPB-Portugal), onde é sub-coordenador. É também membro colaborador do grupo de investigação da Universidade de Salamanca EDUDIG-USAL-Espanha, CI-ISCE-Portugal, GPITIC-Brasil e GPISEC-Brasil. Foi coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da ESE-IPB (incoming) de 2018 a 2022. É diretor da revista científica adolesCiência desde 2011. Recebeu 12 prémios e/ou menções honrosas. Publicou 10 capítulos de livros, editou 30 atas ou revistas e 2 livros, e publicou mais de 150 artigos em actas de conferências e revistas científicas (30 indexados na Scopus ou WoS). Entre outros, tem participado em projectos nacionais e internacionais: responsável do IPB no Projeto Catraios (2001-2003) disponível de 2001 a 2018; membro do IPB no projeto Ciência Bragança (2011-13); membro dos projectos ERASMUS: INTACT (2012-15); INTEGRA(-TE) (2016-18); Poli Entrepreneurship Innovation Network (2016-2018); QuILL (2021-23); SocialNEET (2018-2022); e Coop4Int (2023-2024). E ainda coordenador da equipa do IPB nos projetos ERASMUS: AduLeT (2016-19); CTwoSEAS (2019-22) e IM-PRO-IN-DE (2023-2025); e agora coordenador dos projectos HACK-IT (2022-25) e DISmode (2023-2025). De 2008 a 2018 foi membro do Gabinete de Empreendedorismo do IPB e coordenador do Núcleo de Administração e Desenvolvimento de Aplicações. Atualmente é membro da equipa de Inovação da Formação do IPB.

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