Sensibilidade intercultural um estudo empírico com estudantes PALOP no ensino superior

Conteúdo do artigo principal

Rosa Novo
Ana Raquel Prada
https://orcid.org/0000-0003-2290-3692

Resumo

Este estudo, de natureza quantitativa, exploratório e transversal, teve como objetivo conhecer o nível de sensibilidade intercultural de estudantes provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa de uma instituição do ensino superior situada no norte e interior de Portugal. Participaram 76 estudantes, maioritariamente do sexo feminino (69,74%), dos quais 7,89% eram estudantes-trabalhadores, com uma média etária de 21,86 anos (DP = 6,00). Para a recolha de dados recorreu-se ao inquérito por questionário composto por questões sociodemográficas, bem como questões alusivas à frequência de interação com pessoas de outras culturas e ao domínio de outras línguas. Recorreu-se também à escala de Sensibilidade Intercultural. Os resultados evidenciaram níveis de sensibilidade intercultural médio-altos. De salientar ainda que os níveis de sensibilidade intercultural não diferiram em função do sexo e da idade dos estudantes, nem da frequência de interação com pessoas de outra cultura. Contudo, o domínio de outra língua foi um elemento diferenciador, sendo notório que, os estudantes que dominavam outra língua que não a materna, evidenciavam maiores níveis de sensibilidade intercultural, sentiam-se mais confiantes e estavam mais implicados na interação com pessoas de outras culturas. Num contexto de ensino superior cada vez mais multicultural, a sensibilidade intercultural é uma habilidade essencial. Ainda que os dados sugiram que o contacto com pessoas de outras culturas pode favorecer o desenvolvimento da sensibilidade intercultural, futuros estudos devem aprofundar e explorar como decorre esse contacto. Da discussão destes resultados emergem recomendações no sentido de promover o (re)conhecimento pluriétnico nos estabelecimentos do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Novo, R., & Prada, A. R. (2022). Sensibilidade intercultural: um estudo empírico com estudantes PALOP no ensino superior. EduSer, 14(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i2.205
Secção
Artigos

Referências

Arriaga-Arrizabalaga, A. (2013). Indicadores de sensibilidad intercultural en el aula universitária: Datos preliminares sobre una muestra de estudantes y profesores en la Universidad Europea de Madrid. Em M.C. Cardona-Moltó, E. Chiner-Sanz, & A.V. Giner-Gomis (Eds.), Actas del XVI Congreso Nacional / II Internacional Modelos de Investigación Educativa de la Asociación Interuniversitaria de Investigación Pedagógica (AIDIPE): Investigación e Innovación Educativa al Servicio de Instituciones y Comunidades Globales, Plurales y Diversas (pp. 896-904). AIDIPE.

Carvalho, A. D., & Baptista, I. (2004). Educação social: Fundamentos e estratégias. Porto Editora.

Chen, G. M., & Starosta, W. J. (1996). Intercultural communication competence: A synthesis. Communication Yearbook, 19, 353-383. https://doi.org/10.1080/23808985.1996.11678935

Chen, G. M., & Starosta, W. J. (1997). A review of the concept of intercultural sensitivity. Human Communication, 1, 1-16. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED408634.pdf

Chen, G. M., & Starosta, W. J. (1998). Foundations of intercultural communication. University Press of America.

Chen, G. M., & Starosta, W. J. (2000). The development and validation of the intercultural sensitivity scale. Human Communication, 3, 1–15. https://doi.org/10.1037/t61546-000

Dancey, C. & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para psicologia: Utilizando SPSS para Windows. Artmed.

De Santos, F. J. (2018). La Interculturalidad como competencia en educación superior: Validación de un instrumento con alumnado universitario. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 12(2), 220-236. https://dx.doi.org/10.19083/ridu.2018.729

Gonçalves, S. (2010). Acolher e ensinar estudantes internacionais. Escola Superior de Educação de Coimbra.

González-Martínez, E., & Reyes-Lopez, C. (2019). Validation of intercultural sensitivity scale in Ecuadorian undergraduates (University students). Conference Paper 17th LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology: “Industry, Innovation, and Infrastructure for Sustainable Cities and Communities”. DOI: http://dx.doi.org/10.18687/LACCEI2019.1.1.162

Lahoz i Ubach, S., & Cordeu Cuccia, C. (2021). Sensibilidad intercultural, clima escolar y contacto intergrupal en adolescentes de escuelas municipales de la Región Metropolitana de Santiago de Chile. Revista de Investigación Educativa, 39(1), 131-147. http://dx.doi.org/10.6018/rie.415921

Olson, C., & Kroeger, K. R. (2001). Global competency and intercultural sensitivity. Journal of Studies in International Education, 5(2), 116–137. https://doi.org/10.1177/102831530152003

Maroco, J., & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a fiabilidade do Alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas. Laboratório de Psicologia, 4 (1), 65-90.

Park, J. (2013). Multicultural experience and intercultural sensitivity among South Korean adolescents. Multicultural Education Review, 5(2), 108–138.https://doi.org/10.1080/2005615x.2013.11102904

Peng, S. Y. (2006). A comparative perspective of intercultural sensitivity between college students and multinational employees in China. Multicultural Perspectives, 8(3), 38-43. https://doi.org/10.1207/s15327892mcp0803_7

Ruiz-Bernardo, M. P. (2012). Validación de un instrumento para el estúdio de la sensibilidad intercultural en la provincia de Castellón. [Tese de doutoramento]. Universitat Jaime. http://hdl.handle.net/10803/83300

Sanhueza Henríquez, S. V., & Cardona Moltó, M. C. (2009). Evaluación de la sensibilidad intercultural en alumnado de educación primaria escolarizado en aulas culturalmente diversas. Revista de Investigación Educativa, 27(1), 247–262. https://revistas.um.es/rie/article/view/94391

Sanhueza Henríquez, S., Cardona Moltó, C., & Friz Carrillo, M. (2012). La sensibilidad intercultural en el alumnado de educación primaria y secundaria de la provincia de Alicante. Perfiles Educativos [online], 34 (136), 8-22. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-26982012000200002&script=sci_abstract&tlng=pt

Santander Ramirez, V., García Pérez, L., & Sanhueza Henriquez, S. (2015). La sensibilidad intercul¬tural en estudiantes de las titulaciones de contador público e ingenieria comercial en Chile. Em AIDIPE (Ed.), Investigar con y para la sociedad (Vol. 1, pp. 501-511). Bubok.

Tamam, E. (2010). Examining Chen and Starosta’ s model of intercultural sensitivity in a multiracial collectivistic country. Journal of Intercultural Communication Research, 39 (3), 173-183. https://doi.org/10.1080/17475759.2010.534860

Vieira, N., & Vieira R. (2016). Pedagogia social, mediação intercultural e (trans)formações. Profedicões.

Vieira, R., & Vieira, A. (2017). Construindo pontes e travessias: Das mediações sociais à mediação intercultural. Mediações Revista Online, 5 (1), 44-56. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/150

Vilà Baños, R. (2006). La dimensión afectiva de la competencia comunicativa intercultural en la educación secundaria obligatoria: Escala de sensibilidad intercultural. Revista de Investigación Educativa, 24(2), 353–372. https://revistas.um.es/rie/article/view/96891

Vilà, R. (2005). La competência comunicativa intercultural. Un estudio en el primer ciclo de la ESO [Tese de doutoramento]. Universidad de Barcelona. http://hdl.handle.net/2445/42453

Williams, T. R. (2005). Exploring the impact of study abroad on students’ intercultural communication skills: Adaptability and sensitivity. Journal of Studies in International Education, 9(4), 356–371. https://doi.org/10.1177/1028315305277681