Saberes e práticas dos técnicos sobre a participação social da pessoa adulta com dificuldade intelectual e desenvolvimental

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Andreia Soares
Rosa Novo
Ana Raquel Prada
https://orcid.org/0000-0003-2290-3692

Resumo

Esta investigação, de natureza qualitativa e exploratória, teve como objetivos: explicitar as conceções dos técnicos sobre a pessoa com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) e sobre o conceito de participação social, bem como identificar fatores facilitadores e inibidores à participação social e delinear recomendações com vista à promoção da participação social. Em termos metodológicos recorreu-se a um questionário e à entrevista semiestruturada. Participaram 10 técnicos, de ambos os sexos, envolvidos na elaboração e implementação dos planos de desenvolvimento individuais dos utentes, em instituições situadas no Norte e interior de Portugal. A média etária dos entrevistados foi de 32,70 anos (DP = 6,72), tendo o tempo de experiência profissional variado de 16 meses a 15 anos (M= 7,70; DP = 4,24). Atendendo aos dois eixos temáticos consagrados (“Perspetivas sobre a DID” e “Participação social da pessoa com DID”) foram identificadas, à posteriori, categorias de primeira e de segunda ordem. Apesar da heterogeneidade de perceções face à pessoa com DID, prevaleceu a conceção médico-orgânica. Curiosamente esta concetualização não se refletiu no entendimento e nas práticas de participação social, sendo estas caracterizadas, sobretudo, pela realização de atividades socialmente orientadas, em interações sociais recíprocas no contexto comunitário, no âmbito de relações familiares e de amizade. O microssistema institucional foi apontado como o principal facilitador da participação social, enquanto os constrangimentos advieram, maioritariamente, de barreiras extrínsecas e societais. Face a estes resultados foram debatidas recomendações com vista à promoção direito à participação social da pessoa com DID.

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Como Citar
Soares, A., Novo, R., & Prada, A. R. (2023). Saberes e práticas dos técnicos sobre a participação social da pessoa adulta com dificuldade intelectual e desenvolvimental. EduSer, 15(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v15i1.249
Secção
Artigos

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