Bullying: perceções dos assistentes operacionais

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Inês Moura
Rosa Novo
Ana Raquel Prada
https://orcid.org/0000-0003-2290-3692

Resumo

Adotando uma perspetiva bioecológica, o bullying é considerado como um fenómeno relacional influenciado por diversos sistemas. Centrando-nos no contexto escolar, assiste-se a um interesse crescente pelo estudo das perceções sobre o bullying considerando a perspetiva dos profissionais de ensino, em particular, dos professores. Competindo aos assistentes operacionais a vigilância dos espaços escolares onde habitualmente ocorrem manifestações de bullying, estes profissionais desempenham um papel fulcral na identificação destas situações. Reconhecendo a sua importância no contexto escolar e tendo em conta a parca investigação existente com este público-alvo, este estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos dos assistentes operacionais sobre o bullying no contexto escolar. Neste âmbito justifica-se a opção por uma investigação de natureza mista, transversal e exploratória, tendo sido utilizado o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. Participaram 82 assistentes operacionais, de ambos os sexos, de escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, situadas numa cidade do norte e interior de Portugal. Os dados recolhidos comprovaram que os assistentes operacionais autoavaliaram muito favoravelmente os seus conhecimentos sobre o bullying, ainda que a maioria apresentasse uma noção genérica deste conceito, não consagrando as dimensões essenciais na sua operacionalização. Concluiu-se que, embora estivessem conscientes do impacto do bullying, a maioria não evidenciou um conhecimento das dimensões incluídas, o que pode obstaculizar a sinalização e atuação perante esta forma de violência escolar.

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Como Citar
Moura, I., Novo, R., & Prada, A. R. (2022). Bullying: perceções dos assistentes operacionais. EduSer, 14(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i2.213
Secção
Artigos

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