Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas

Main Article Content

Ricardo Machado Ramos

Abstract

O presente estudo teve como objetivo avaliar a perceção das alterações climáticas, nos alunos dos cursos de Educação Ambiental e Educação Social, e baseou-se sobretudo na aplicação de 129 inquéritos por questionário a uma amostra não probabilística da Escola Superior de Educação de Bragança. Onde se pode observar que as alterações climáticas assumem um papel importante no quotidiano de cada um, independentemente do género, faixa etária ou ano frequentado, assumindo-se como um facto consumado e em permanente evolução. Pode verificar-se segundo a opinião dos inquiridos que estas alterações podem acarretar consequências no que diz respeito à qualidade de vida da população, assim como a sua saúde, segurança e capacidade de intervenção em fenómenos climáticos extremos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Ramos, R. M. (2020). Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas. EduSer, 12(1), 27–38. https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.137
Section
Articles

References

Bierbaum, R., & Fay, M. (2010). Focus A: The science of climate change, Development and Climate Change, World Development Report 2010, The World Bank, disponível em: http://wdronline.worldbank.org//worldbank/a/c.html/world_development_report_2010/fo cus_science_climate_change.


Carvalho, M. A. C. (2009). Climas de mudança: vulnerabilidade humana às alterações climáticas no concelho de Sintra. Dissertação de mestrado. Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Dias, E. G. (1992). Educação Ambiental: Princípios e práticas. São Paulo: Gaia.
Denman, K. L., & Brasseur, G. (2007). Couplings Between Changes in the Climate Systemcand Biogeochemistry. U.S Department of Energy.


Guimarães, S. (2003). A formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade. Ambiente e Educação.


IPCC (2019).Climate Change 2019: Updates Methodology for Greenhouse Gas Inventories. Genebra: IPCC.
Migration, I.O.(2019). Migration and Climate Change. Genebra: Ilse Doberning


Milankovitch, M. (1930). Matematische Klimalehre und Astronomische Theorie der Klimaschwankungen. In W. Köppen, & R. Geiger (Ed.). Handbuck der Klimatologie (pp. 1-176), Berlin: Borntraeger.


Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2000). Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do SPSS (2ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.

Most read articles by the same author(s)