European identity(ies) and cultural diversity(ies): students’ perceptions
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
Alves, E. (2010). Diversidade cultural, patrimônio cultural material e cultura popular: A Unesco e a construção de um universalismo global. Revista Sociedade e Estado, 25(3), 539-560. https://doi.org/10.1590/S0102-69922010000300007
Amado, J., Costa, A., & Crusoé, N. (2017). A técnica da análise de conteúdo. Em J. Amado (Coord.), Manual de investigação qualitativa em educação (pp. 301-351). Imprensa da Universidade de Coimbra.
Arum, S., & Water, J. (1992). The need for a definition of international education in US universities. Em C. Klasek (Ed.), Bridges to the future: Strategies for internationalizing higher education (pp. 191-203). Association of International Education Administrators.
Baumgartl, B., & Milojevi, M. (2009). Interculturalidad una habilidad necesaria en el siglo XXI. Em T. A. Odina, & M. Olmo. (Eds.), Educación intercultural: Perspectivas y propuestas (pp. 89-102). Editorial Universitaria Ramon Areces.
Coutinho, C. (2020). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Teoria e prática. Edições Almedina.
Flores, A., & Miguez, P. (2015). A cooperação cultural na perspectiva da Unesco. Trajetória e expectativas. Políticas culturais em revista, 1(8), 106-120. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i1.13443
Forquin, J. C. (1993). Escola e cultura: As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Artes Médicas.
Morgado, M. (2010). Inglês no ensino superior: Oportunidade e necessidade. Academia - Revista do Instituto Politécnico de Castelo Branco, 0(1), 47-53. http://hdl.handle.net/10400.11/3059
Pereira, S. (2021). 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. ACEGIS-ONGD. https://www.acegis.com/2019/05/diversidade-cultural-patrimonio-comum-da-humanidade/
Ravasco, C., Brigas, C., Reis, C., Monteiro, G., Leitão, J., & Gouveia, R. (2014). Inclusão de alunos Erasmus nos institutos politécnicos (estudo de caso). Em T. Estrela (Ed.), Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp. 374-387). http://hdl.handle.net/10314/2350
Ravasco, C., Reis, C., Monteiro, G., Leitão, J, & Gouveia, R. (2015). A importância da língua na integração/inclusão de alunos Erasmus em institutos politécnicos. Em M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da SPCE (pp. 2565-2578). UTAD. http://hdl.handle.net/10314/2315
Resolução da Assembleia da República nº 10-A/2007, de 16 de março. Diário da República, Série I (12). https://files.dre.pt/1s/2007/03/05401/00020018.pdf
Ribeiro, G. L. (2008). Diversidade cultural enquanto discurso global. Desigualdade & Diversidade: Revista de Ciências Sociais da Puc-Rio, 2, 199-233. https://repositorio.unb.br/handle/10482/18388
Rios, J. (2021). Estudo de caso: Método de pesquisa qualitativa ou método qualitativo de pesquisa? Em A. Moreira, P. Sá, & A. P. Costa (Orgs.), Reflexões em torno de metodologias de investigação: Métodos (vol. 1, pp. 13-31). Universidade de Aveiro.
Unesco. (1966). Declaração dos princípios da cooperação cultural internacional. Unesco. https://gddc.ministeriopublico.pt/sites/default/files/decl-coopcultural.pdf
Unesco. (2002). Declaração universal sobre a diversidade cultural. União Europeia. https://gddc.ministeriopublico.pt/sites/default/files/decl-diversidadecultural.pdf
União Europeia. (2020). Carta dos direitos fundamentais da União Europeia. União Europeia. https://op.europa.eu/webpub/com/carta-dos-direitos-fundamentais/pt/
Weissmann. L. (2018). Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade. Construção Psicopedagógica, 26(27), 21-36. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1415-69542018000100004&lng=pt&tlng=pt