Positive Discipline as a Contribution to Reflective Thinking in Dewey

Main Article Content

Dariane Espinosa Bagatolli
Queli Ghilardi Cancian
Vilmar Malacarne
Vitor Gonçalves

Abstract

In the development of teaching activities, educational theories play a fundamental role, guiding pedagogical strategies, modeling the form of knowledge and the quality of the learning experience. This study investigates how Jane Nelsen's Positive Discipline theory can contribute to the process of teaching how to think, from the perspective conceived by John Dewey. The objective was to present and compare the theories of these authors, focusing on John Dewey's problem of teaching how to think and the contributions of Positive Discipline to this process. This is an exploratory, qualitative, correlational, descriptive study, guided by bibliographic analysis. To achieve this purpose, the set of works researched was, for the most part, the most relevant works of these authors. The results obtained demonstrated that Positive Discipline investigates and proposes deep solutions to problems of conduct in the classroom, aligning itself with John Dewey's process of teaching how to think. The repertoire of practical tools for the classroom, suggested by Positive Discipline, stimulates a sense of belonging and significance in students, favoring the creation of a school environment that develops life skills at the same time as teaching academic content, in line with Dewey's proposal.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Espinosa Bagatolli, D., Ghilardi Cancian, Q., Malacarne, V. ., & Gonçalves, V. (2025). Positive Discipline as a Contribution to Reflective Thinking in Dewey. EduSer, 17(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i1.339
Section
Articles
Author Biographies

Dariane Espinosa Bagatolli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Cascavel; Brasil.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002) e em Administração pela Universidade Paranaense (2002). É Pós-graduada em Ciências da Família com Ênfase em Saúde Mental pela União Pan-Americana de Ensino (2006) e Especialista em Aconselhamento Familiar pela Faculdade Teológica Sul Americana em parceria com o Centro Educacional Evangélico - ISBL (2007-2008). Cursou parte da Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002-2004). Atuou como Assistente Social da Companhia Paranaense de Energia - COPEL de 2004 à 2016. Atualmente trabalha com aconselhamento familiar, bem como orientação e formação de pais e educadores. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em organizações, educação, palestras, oficinas e atendimento especializado para famílias, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações, educação, habilidades socioemocionais, comportamento de crianças e adolescentes, famílias.

Queli Ghilardi Cancian, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Cascavel; Brasil.

Graduated in Management Processes from the Centro de Ensino Superior de Maringá (2011), Bachelor in Physical Education from Centro Universitário Assis Gurgacz (2018), Degree in Physical Education from Centro Universitário Assis Gurgacz (2016), graduated in Pedagogy from Centro Universitário Assis Gurgacz (2022) and a master's degree in Education from the State University of Western Paraná (2020). PhD student and researcher in Education at the University of Western Paraná (2021). Doctoral internship (sandwich doctorate -PDSE), at the Basic Education Research Center (CIEB) at the Polytechnic Institute of Bragança, Portugal (2024). Has experience in the area of ​​Administration, with an emphasis on Administration, working mainly on the following topics: motor development , quality of life, education and health, science teaching, teaching work, teacher training, teaching-learning process and physical education. Professor of the Pedagogy Course and the lato sensu postgraduate course in science teaching. Member of the editorial board of resista Revin; RIFP and RIBIC.

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Cascavel; Brasil.

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

Vitor Gonçalves, Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança; Bragança; Portugal.

É professor coordenador no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). É doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2007), mestre em Tecnologia Multimédia (2002) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e licenciado em Informática de Gestão (1998) pela Universidade do Minho. Atualmente é investigador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB-IPB-Portugal), onde é sub-coordenador. É também membro colaborador do grupo de investigação da Universidade de Salamanca EDUDIG-USAL-Espanha, CI-ISCE-Portugal, GPITIC-Brasil e GPISEC-Brasil. Foi coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da ESE-IPB (incoming) de 2018 a 2022. É diretor da revista científica adolesCiência desde 2011. Recebeu 12 prémios e/ou menções honrosas. Publicou 10 capítulos de livros, editou 30 atas ou revistas e 2 livros, e publicou mais de 150 artigos em actas de conferências e revistas científicas (30 indexados na Scopus ou WoS). Entre outros, tem participado em projectos nacionais e internacionais: responsável do IPB no Projeto Catraios (2001-2003) disponível de 2001 a 2018; membro do IPB no projeto Ciência Bragança (2011-13); membro dos projectos ERASMUS: INTACT (2012-15); INTEGRA(-TE) (2016-18); Poli Entrepreneurship Innovation Network (2016-2018); QuILL (2021-23); SocialNEET (2018-2022); e Coop4Int (2023-2024). E ainda coordenador da equipa do IPB nos projetos ERASMUS: AduLeT (2016-19); CTwoSEAS (2019-22) e IM-PRO-IN-DE (2023-2025); e agora coordenador dos projectos HACK-IT (2022-25) e DISmode (2023-2025). De 2008 a 2018 foi membro do Gabinete de Empreendedorismo do IPB e coordenador do Núcleo de Administração e Desenvolvimento de Aplicações. Atualmente é membro da equipa de Inovação da Formação do IPB.

References

Baluta, M. C. (2019). O habitus dos castigos físicos e a Disciplina Positiva na perspectiva de capacitadores nível educador: Construção social do direito da criança a uma educação não punitiva - período de 2003 - 2018. [Tese Doutoramento, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório latino americano. https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/8567793

Barbosa, V. R. B. (2021). O ambiente escolar da Educação Infantil: Concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC. [Tese de Mestrado, Pontifício Universidade de São Paulo]. Repositório PUCSP. https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/24842

Buzin, K. S. M. (2021). Interesse e esforço: uma análise histórica a partir da teoria de John Dewey (1859-1952). [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Unioeste: 2021

Cervo, A. L., & Bervian, P. A. (2002). A metodologia científica (5ª ed.). Pearson Prentice Hall.

Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Silva, R. (2007). Metodologia científica (6.ª ed.). Pearson Prentice Hall.

Dewey, J. (1979). Como pensamos: Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma exposição (4.ª ed.). Ed. Nacional.

Dewey, J. (2010). Experiência e educação. Vozes.

Feriance, I. D. S. S. (2020). Disciplina Positiva no processo de ensino aprendizagem. Revista UniFCV Empresarial, 12(1), 30-33. https://www.revista.unifcv.edu.br/index.php/empresarial/article/view/360

Galter, M. I., & Favareto, A. (2020). John Dewey: um clássico da educação para a democracia. Revista Linhas Críticas, 6, 1-15.

Lasala, T., Mcvittie, J., & Smitha, S. (2020). Manual de Disciplina Positiva na escola e na sala de aula. Positive Discipline Association, Edição Brasileira.

Lima, J. F. de (2022). Disciplina positiva e suas contribuições para a prática do professor da educação infantil. Ensino em Perspectivas, 3(1), 1–3.

Muraro, D. N. (2015). A concepção de infância como crescimento em John Dewey. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 24. 24-47. https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4734

Nelsen, J. (2015). Disciplina Positiva (3.ª ed.). Manole.

Nelsen, J. (2023). Discipline Positive travels the world. The Journal of Individual Psycology, 79(2), 88-104.

Nelsen, J., Erwin, C. & Duffy, R. A. (2018). Disciplina Positiva para crianças de 0 a 3 anos (1.ª ed.). Manole.

Nelsen, J. & Gfroerer, K. (2018). Disciplina Positiva para professores: 52 estratégias para lidar com situações desafiadoras em sala de aula. Manole.

Nelsen, J., Lott, L., & Glenn H. S. (2017). Disciplina Positiva em Sala de Aula: como desenvolver o respeito mútuo, a cooperação e a responsabilidade em sala de aula (4.ª ed.). Manole.

Pereira, A. B. (2017). Afetividade na relação professor-aluno: uma pesquisa bibliográfica exploratória. [tese de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais UFMG - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas]. Repositório UFMG. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/47101

Placides, F. M., & Costa, J. W. da. (2021). John Dewey e a aprendizagem como experiência. Revista Apotheke, 7(2), 129-145. https://doi.org/10.5965/24471267722021129

Rosa, G. H. de P. (2023). Disciplina positiva na educação: uma análise dos fundamentos teóricos, implementação prática e implicações para o futuro da educação [Tese de Conclusão de Curso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás]. Repositório PUC Goiás. https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6387

Silva, R. R. (2016). Disciplina Escolar e Gestão de Sala de Aula no Campo Educacional Brasileiro. Educação & Realidade, 41(2), 533-554.

Soares, M. S., Marques, R. M. M., Soares, L., & Carlesso, J. P. P. (2022). A disciplina positiva como método no desafio de educar sem violência. Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino, 1(12), 99-115.

Soistak, M. M. & Costa, C. A. C. (2022). A contribuição da Disciplina Positiva na construção de estratégias para nutrir a mente em desenvolvimento das crianças. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(2), 357-383.

Tavares, M. da G. da C. (2018). Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais. [Tese de Mestrado, Universidade do Minho]. Repositório Universidade do Minho. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/59080

Most read articles by the same author(s)