A Disciplina Positiva como Contributo ao Pensamento Reflexivo em Dewey

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Dariane Espinosa Bagatolli
Queli Ghilardi Cancian
Vilmar Malacarne
Vitor Gonçalves

Resumo

No desenvolvimento das atividades de ensino, as teorias educacionais exercem um papel fundamental, orientando as estratégias pedagógicas, modelando a forma de conhecimento e a qualidade da experiência de aprendizagem. Este estudo investiga como a teoria da Disciplina Positiva de Jane Nelsen pode contribuir no processo de ensinar a pensar, na perspectiva concebida por John Dewey. O objetivo se constituiu em apresentar e comparar as teorias desses autores, focando no problema de ensinar a pensar de John Dewey e nas contribuições da Disciplina Positiva para este processo. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo, correlacional, descritivo, orientado pela análise bibliográfica. Para alcançar este propósito, o conjunto de obras pesquisadas foi, em sua maioria, as obras mais relevantes destes autores. Os resultados obtidos demonstraram que a Disciplina Positiva investiga e propõe soluções profundas para os problemas de conduta em sala de aula, alinhando-se ao processo de ensinar a pensar de John Dewey. O repertório de ferramentas práticas para sala de aula, sugerido pela Disciplina Positiva, estimula o senso de pertencimento e significância nos alunos, favorecendo a criação de um ambiente escolar que desenvolve habilidades para a vida ao mesmo tempo, em que se ensinam os conteúdos académicos, alinhando-se a proposta de Dewey.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Espinosa Bagatolli, D., Ghilardi Cancian, Q., Malacarne, V. ., & Gonçalves, V. (2025). A Disciplina Positiva como Contributo ao Pensamento Reflexivo em Dewey. EduSer, 17(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i1.339
Secção
Artigos
Biografias Autor

Dariane Espinosa Bagatolli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Cascavel; Brasil.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002) e em Administração pela Universidade Paranaense (2002). É Pós-graduada em Ciências da Família com Ênfase em Saúde Mental pela União Pan-Americana de Ensino (2006) e Especialista em Aconselhamento Familiar pela Faculdade Teológica Sul Americana em parceria com o Centro Educacional Evangélico - ISBL (2007-2008). Cursou parte da Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002-2004). Atuou como Assistente Social da Companhia Paranaense de Energia - COPEL de 2004 à 2016. Atualmente trabalha com aconselhamento familiar, bem como orientação e formação de pais e educadores. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em organizações, educação, palestras, oficinas e atendimento especializado para famílias, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações, educação, habilidades socioemocionais, comportamento de crianças e adolescentes, famílias.

Queli Ghilardi Cancian, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Cascavel; Brasil.

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011), Bacharela em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2018), Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2022) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Doutoranda e pesquisadora em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (2021). Estágio doutoral (doutorado sandwich -PDSE), pelo Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (2024).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, qualidade de vida, educação e saúde, ensino de ciências, trabalho docente, formação de professores, processo ensino aprendizagem e educação física. Professora no Curso de Pedagogia e na Pós-graduação lato sensu no ensino de ciências. Membro do conselho editorial das resista Revin; RIFP e RIBIC.

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Cascavel; Brasil.

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

Vitor Gonçalves, Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança; Bragança; Portugal.

É professor coordenador no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). É doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2007), mestre em Tecnologia Multimédia (2002) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e licenciado em Informática de Gestão (1998) pela Universidade do Minho. Atualmente é investigador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB-IPB-Portugal), onde é sub-coordenador. É também membro colaborador do grupo de investigação da Universidade de Salamanca EDUDIG-USAL-Espanha, CI-ISCE-Portugal, GPITIC-Brasil e GPISEC-Brasil. Foi coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da ESE-IPB (incoming) de 2018 a 2022. É diretor da revista científica adolesCiência desde 2011. Recebeu 12 prémios e/ou menções honrosas. Publicou 10 capítulos de livros, editou 30 atas ou revistas e 2 livros, e publicou mais de 150 artigos em actas de conferências e revistas científicas (30 indexados na Scopus ou WoS). Entre outros, tem participado em projectos nacionais e internacionais: responsável do IPB no Projeto Catraios (2001-2003) disponível de 2001 a 2018; membro do IPB no projeto Ciência Bragança (2011-13); membro dos projectos ERASMUS: INTACT (2012-15); INTEGRA(-TE) (2016-18); Poli Entrepreneurship Innovation Network (2016-2018); QuILL (2021-23); SocialNEET (2018-2022); e Coop4Int (2023-2024). E ainda coordenador da equipa do IPB nos projetos ERASMUS: AduLeT (2016-19); CTwoSEAS (2019-22) e IM-PRO-IN-DE (2023-2025); e agora coordenador dos projectos HACK-IT (2022-25) e DISmode (2023-2025). De 2008 a 2018 foi membro do Gabinete de Empreendedorismo do IPB e coordenador do Núcleo de Administração e Desenvolvimento de Aplicações. Atualmente é membro da equipa de Inovação da Formação do IPB.

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