A arte como auxílio no enriquecimento para a literacia climática: uma revisão bibliográfica

Conteúdo do artigo principal

Nelson Quina
Ricardo Ramos
Patrícia Bértolo Teixeira
Samir Zedam
Maria José Rodrigues
Mário Cardoso

Resumo

Perante um paradigma civilizacional materialista e consumista insurge-se uma cultura ocidental que, ainda que valorizando determinados desenhos de raciocínio, foi vindo a perder a sua relação com a Natureza. A voracidade insaciável por recursos pode colocar o planeta à beira da falência ambiental. No reconhecimento da gravidade das problemáticas ambientais e numa urgência de soluções, a comunidade científica educacional desdobra-se em alertas, recomendações e metas, no sentido de incrementar a consciencialização e a educação ambiental, admitindo a educação como fator-chave na mudança de comportamentos e atitudes. Debruça-se sobre novas estratégias, metodologias ou abordagens para aprender e sensibilizar para as alterações climáticas, havendo assim um grande desafio, perante a urgência de mitigar o problema e sensibilizar a população. Há também uma importância crescente de que a educação precisa de se reinventar para falar sobre o problema, visto que a literatura refere que existe um défice da escola ensinar sobre alterações climáticas, mas a questão permanece “como?”. Como podemos envolver as crianças e jovens, adultos do amanhã, num tópico tão complexo que é percebido como algo abstrato, e distante? Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as contribuições das artes na sensibilização para a crise climática, sendo que é uma área com potencial, mas inexplorada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Quina, N., Ramos, R., Teixeira, P. B., Zedam, S., Rodrigues, M. J., & Cardoso, M. (2023). A arte como auxílio no enriquecimento para a literacia climática: uma revisão bibliográfica. EduSer, 15(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v15i1.226
Secção
Artigos

Referências

Allen, M. (2010). Misconceptions in primary science. Open University Press.

Azevedo, J., & Marques, M. (2017). Climate literacy: A system-atic review and model integration. Int J Glob Warm12(3/4), 414–430.

Bacich, L., & Holanda, L. (2020). STEAM em sala de aula: A aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica (1.ª edição). Penso.

Bentz, J., & O’Brien, K. (2019). ART FOR CHANGE: Transformative learning and youth empowerment in a changing climate. Elem Sci Anth 7(1), 1-19. https://doi.org/10.1525/elementa.390

Bentz, J. (2020). Learning about climate change in, with and through art. Climatic Change, 162(3), 1595–1612. https://doi.org/10.1007/s10584-020-02804-4

Boal, A. (2000). Theater of the oppressed. Pluto Press.

Buckland, D. (2012). Climate is culture. Nature Climate Change, 2(3), 137-140.

Capstick, S., Whitmarsh, L., Poortinga, W., Pidgeon, N., & Upham, P. (2015). International trends in public perceptions of climate change over the past quarter century. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 6(1), 35-61.

Cartea, P. A. M. (2015). Is there a hole in the ozone layer of your climate change? From scientific culture to popular culture. MÈTODE Science Studies Journal, 6, 57–62.

Castree, N., Adams, W. M., Barry, J., Brockington, D., Büscher, B., Corbera, E., ... & Wynne, B. (2014). Changing the intellectual climate. Nature Climate Change, 4(9), 763-768.

Chen, X. (2011). Why do people misunderstand climate change? Heuristics, mental models and ontological assumptions. Climatic Change, 108(1), 31-46.

Choi, S., Niyogi, D., Shepardson, D. P., & Charusombat, U. (2010). Do earth and environmental science textbooks promote middle and high school students' conceptual development about climate change? Textbooks' consideration of students' misconceptions. Bulletin of the American Meteorological Society, 91(7), 889-898.

Comissão Europeia. (2008). Programa geral de ação da união para 2020 em matéria de ambiente. http://ec.europa.eu/environment/pubs/pdf/factsheets/7eap/pt.pdf

Corner, A., Roberts, O., Chiari, S., Völler, S., Mayrhuber, E. S., Mandl, S., & Monson, K. (2015). How do young people engage with climate change? The role of knowledge, values, message framing, and trusted communicators. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 6(5), 523-534.

Cox, R. (2007). Nature's “crisis disciplines”: Does environmental communication have an ethical duty?. Environmental Communication, 5-20.

Dance, A. (2021). How the arts can help you to craft a successful research career. Nature, 590(7845), 351–353. https://doi.org/10.1038/d41586-021-00334-2

Dieleman, H. (2017). Arts-based education for an enchanting, embodied and transdisciplinary sustainability. Artizein: Arts and Teaching Journal 2(2), 1-16.

Evans, E. (2014). How green is my valley? The art of getting people in wales to care about climate change. Journal of Critical Realism, 13(3), 304-325.

Fonseca, T. (2019). Educação ambiental através das artes visuais [Dissertação de Mestrado]. Universidade do Porto.

Friedman, A. J. (2013). Reflections on communicating science through art. Curator: The Museum Journal, 56(1), 3-9.

Henderson, J., Long, D., Berger, P., Russell, C., & Drewes, A. (2017). Expanding the foundation: Climate change and opportunities for educational research. Educ Stud 53(4), 412–425.

Hudson, S. J. (2001). Challenges for environmental education: Issues and ideas for the 21st century: Environmental education, a vital component of efforts to solve environmental problems, must stay relevant to the needs and interests of the community and yet constantly adapt to the rapidly changing social and technological landscape. BioScience, 51(4), 283-288.

Hulme, M. (2009). Why we disagree about climate change: Understanding controversy, inaction and opportunity. Cambridge University Press.

Jang, J., Mun, J., Ryu, H. S., Choi, K., Joseph, K., & Kim, S. W. (2012). Percepções dos alunos do ensino médio coreanos como cidadãos globais de questões sociocientíficas. Jornal da Associação Coreana de Pesquisa em Educação Científica, 32(7), 1124–1138.

Jucan, M. S., & Jucan, C. N. (2014). The power of science communication. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 149, 461-466.

Kim, J. U., Gwak, J. Y., Kwon, J. Y., Ha, Y. H., Lee, J. A., Kim, C. J., & Choe, S. U. (2018). Os aspectos do processo de tomada de decisão em pequenos grupos com base na leitura de notícias: Focado na atividade de questões sociocientíficas relacionadas às mudanças climáticas. Jornal da Associação Coreana de Pesquisa em Educação Científica, 38(2), 203–217.

Klöckner, C. A. (2015). The psychology of pro-environmental communication: Beyond standard information strategies. Springer.

Loponte, L. (2012). Desafios da arte contemporânea para a educação: Práticas e políticas. Education policy analysis archives, 20(42), 1-15. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v20n42.2012

MaCaffrey, M. S., & Buhr, S. M. (2008). Clarifying climate confusion: Addressing systemic holes, cognitive gaps, and misconceptions throughclimate literacy. Physical Geography, 29(6), 512–528.

Manson, B. (2019, dezembro 11). Why scientists need to be better at data visualization. Knowable Magazine From Annual Reviews. https://knowablemagazine.org/article/mind/2019/science-data-visualization

McCouat, P. (2019). Art as a barometer of climate changes. Journal of Art in Society. https://www.artinsociety.com/art-as-a-barometer-of-climate-changes.html.

Mckibben, B. (2005, abril 22). What the warming world needs now is art, sweet art. Grist. https://grist.org/article/mckibben-imagine/

Miléř, T., & Sládek, P. (2011). The climate literacy challenge. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 12, 150-156.

Negev, M., Sagy, G., Garb, Y., Salzberg, A., & Tal, A. (2008). ‘Evaluating the environmental literacy of Israeli elementary and high school students’. Journal of Environmental Education, 39(2), 3-20.

NOAA. (2009). Why Does Climate Science Literacy Matter?. NOAA Climate Gov. https://www.climate.gov/teaching/essential-principles-climate-literacy/what-climate-science-literacy

O’Hara, K. D. (2014). Cave art and climate change. Archway Publishing.

O’Neill, B. C., Jiang, L., KC, S., Fuchs, R., Pachauri, S., Laidlaw, E. K., Zhang, T., Zhou, W., & Ren, X. (2020). The effect of education on determinants of climate change risks. Nature Sustainability, 3(7), 520–528. https://doi.org/10.1038/s41893-020-0512-y

Oliveira, L. (2016). Os desafios e as dificuldades da implementação da Educação Ambiental num Campus do IFTM: a percepção dos professores [Dissertação de Mestrado]. Instituto Politécnico de Porto.

Pahl, S., Sheppard, S., Boomsma, C., & Groves, C. (2014). Perceptions of time in relation to climate change. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 5(3), 375-388.

Park, D., Ko, Y., & Lee, H. (2018). Aprendizagem invertida na instrução de questões sociocientíficas: Seu impacto nas principais competências dos alunos do ensino médio e no desenvolvimento de caráter como cidadãos. Jornal da Associação Coreana de Pesquisa em Educação Científica, 38(4), 467–480.

Park, N. E., Choe, S. U., & Kim, C. J. (2020). Analysis of climate change education (CCE) programs: Focusing on cultivating citizen activists to respond to climate change. Asia-Pacific Science Education, 6(1), 15-40.

Pink, D. (2009). A nova inteligência (2.ª edição). Academia do Livro.

Quigley, C. F., Herro, D., King, E., & Plank, H. (2020). STEAM designed and enacted: Understanding the process of design and implementation of STEAM curriculum in an elementary school. Journal of Science Education and Technology, 29(4), 499–518. https://doi.org/10.1007/s10956-020-09832-w

Quina, N. (2022). STE(A)M no futuro da educação. In Silva, Elisabete Mendes; Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara;

Lopes, Rui Pedro (Eds.) VI Encontro Internacional de Formação na Docência (pp. 944-949). Instituto Politécnico de Bragança. (ISBN 978-972-745-301-6)

Roosen, L. J., Klöckner, C. A., & Swim, J. K. (2018). A arte visual como forma de comunicar as mudanças climáticas: Uma perspectiva psicológica sobre a arte relacionada às mudanças climáticas. Arte Mundial 8(1), 85–110. https://doi.org/10.1080/21500894.2017.1375002

Roosen, L., Klöckner, C. A., & Swim, J. (2017). Visual art as a way to communicate climate change: A psychological perspective on climate change–related art. World Art, 8(1), 85–110. https://doi.org/10.1080/21500894.2017.1375002

Root-Bernstein, B., Siler, T., Brown, A., & Snelson, K. (2011). ArtScience: Integrative collaboration to create a sustainable future. Leonardo, 44(3), 192-192.

Ryan, K. (2016). Incorporating emotional geography into climate change research: a case study in Londonderry, Vermont, USA. Emot Space Soc, 19, 5–12. https://doi.org/10.1016/j.emospa.2016.02.006

Scheffer, M., Bascompte, J., Bjordam, T. K., Carpenter, S. R., Clarke, L. B., Folke, C., & Westley, F. R. (2015). Dual thinking for scientists. Ecology and Society, 20(2), 1-4.

Shepardson, D. P., Niyogi, D., Choi, S., & Charusombat, U. (2009). Seventh grade students' conceptions of global warming and climate change. Environmental Education Research, 15(5), 549-570.

Shwom, R., Isenhour, C., Jordan, R. C., McCright, A. M., & Robinson, J. M. (2017). Integrating the social sciences to enhance climate literacy. Ecol Environ 15(7), 377–384.

Siperstein, S., Hall, S., LeMenager, S. (eds) (2016). Teaching climate change in the humanities. (1.ª edição) (paperback). Routledge. https://www.routledge.com/Teaching-Climate-Change-in-the-Humanities-1st-Edition/Siperstein-Hall-LeMenager/p/book/9781138907157

Soo, N. (2020, Agosto 23). Art That Highlights Climate Change. The Artling. https://theartling.com/en/artzine/art-highlights-climate-change/

Sterman, J. D. (2011). Communicating climate change risks in a skeptical world. Climatic Change, 108(4), 811-826.

Taber, F., & Taylor, N. (2009). Climate of concern - A search for effective strategies for teaching children about global warming. International Journal of Environmental and Science Education, 4(2), 97-116.

Teixeira, P. B. (2020). Prática de ensino supervisionada: Práticas educativas com foco na aprendizagem baseada na resolução de problemas. [Tese de Mestrado]. Instituto Politécnico de Bragança. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/23154

The Economist. (2019). Climate change is a challenge for artists. The Economist. https://www.economist.com/books-and-arts/2019/09/21/climate-change-is-a-challenge-for-artists?utm_medium=cpc.adword.pd&utm_source=google&utm_campaign=a.22brand_pmax&utm_content=conversion.direct-response.anonymous&gclid=EAIaIQobChMI1oaBg7eA-AIV5AN9Ch1hzwL0EAAYASAAEgIIePD_BwE

Thomsen, D. C. (2015). Seeing is questioning: Prompting sustainability discourses through an evocative visual agenda. Ecology and Society, 20(4), 1-9.

UNESCO. (2019). Why we urgently need to teach and learn about climate change. UNESCO. https://en.unesco.org/news/why-we-urgently-need-teach-and-learn-about-climate-change

Vasko, Z. (2016). Connections between Artistic Practice and Experiences in Nature: Considerations for how Art Education Can Engender Ecological Awareness. Canadian Review of Art Education, 42(2) 69-79. http://www.naturearteducation.org/Resources.htm

Vaughter, P. (2016). Climate change education: From critical thinking to critical action, 4, 1-4.

Weber, E. U. (2016). What shapes perceptions of climate change? New research since 2010. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 7(1), 125-134.

Wong, B. (2011). Points of view: Points of review (part 1). Nature Methods, 8(2), 101–101. https://doi.org/10.1038/nmeth0211-101

Zeidler, D. L., Sadler, T. D., Simmons, M. L., & Howes, E. V. (2005). Além do STS: Uma estrutura baseada em pesquisa para educação em questões sociocientíficas. Educação Científica, 89(3), 357–377.